‘Alegrai-vos’: um Carnaval com Cristo

Pelas avenidas das grandes metrópoles ou pelos paralelepípedos das cidades interioranas do Brasil irão passar blocos de Carnaval nos últimos três dias de fevereiro do ano de 2017. Esta é apenas uma das propostas para se vivenciar uma das maiores festas populares do país, a qual tem a sua origem na Antiguidade e foi anexada ao calendário da Igreja Católica por volta do século XI d.C. Com isso o período carnavalesco adquiriu novas faces, tornando-se desde então propício e indispensável para se aproximar de Deus por meio da Sua alegria.

“Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo dos céus”, já diz o primeiro versículo de Eclesiastes 3, e Carnaval é tempo de viver o regozijo que não passa.

Católicos de todas as partes do país se preparam para viver essa experiência. Seus corações se sentem chamados para os retiros de Carnaval e também para contemplar o novo de Deus.

Em um lugar protegido pelo manto sagrado de Nossa Senhora da Conceição, um nome em especial chama a atenção de fiéis da Igreja Católica: ‘Alegrai-vos’. Trata-se do retiro de Carnaval da Comunidade Obra Nova do Coração de Maria que, entre os dias 25 e 28 de fevereiro, irá promover momentos para os participantes conhecerem uma alegria cujo significado está presente junto ao nome de Jesus Cristo.

Durante os três dias de uma folia que é completamente voltada ao Senhor, os participantes poderão gozar da Santa Missa, de adorações ao Santíssimo Sacramento, pregações, testemunhos e louvor. Para a alegria se fazer ainda mais presente, o evento promoverá shows com Lucélia Santos, Ministério Pode Crer e Ministério Obra Nova. Além disso, as crianças serão acolhidas no ‘Alegrai-vos Kids’, um espaço para se levar a mensagem de Deus na linguagem dos que estão começando a trilhar uma vida cristã, através de pregações, louvores, momentos de espiritualidade e claro, muita diversão.

Toda a programação ocorrerá no Centro de Evangelização da comunidade que congrega homens e mulheres decididos a pôr em prática o carisma de “ser cordeiro imolado e doar-se em serviço dos mais necessitados, desolados e esquecidos”. Localizado na rua Aristides Lobo, n. 163, bairro São José, o Centro de Evangelização irá presenciar um verdadeiro preenchimento da graça de Deus na vida dos que decidirem passar o Carnaval no “Alegrai-vos”. 1 quilo de alimento garante não somente a entrada mas também uma ação evangelizadora por parte dos participantes.

Por este ambiente abençoado que um dia foi conhecido como “a casinha amarela” passarão filhos e filhas de Deus comprometidos a espalhar o amor e as maravilhas do Senhor pelos lugares onde passam. Seus nomes são Dom Manoel Delson, bispo da Diocese de Campina Grande; Hamilton Apolônio, fundador da Comunidade Boa Nova; Hudson Lima, fundador da Comunidade Restauração; Jean Carlos, missionário da Comunidade Obra Nova e Marli Maria, aquela que, tal como a Santa Mãe de Deus, deu o seu “Fia-te” ao Pai e com Ele fundou a comunidade responsável por promover um dos retiros de Carnaval mais especiais de Campina Grande: o Alegrai-vos.

Por falar em Maria, ela é a grande inspiração do encontro de Carnaval 2017 da Comunidade Obra Nova, também tendo em vista que o presente ano é dedicado à aparição da imagem de Nossa Senhora na pátria que em um dia já foi chamada de Terra de Santa Cruz: o Brasil. “A minha alma engrandece o Senhor” (Lucas 1, 46), este cântico de Maria a Deus  não somente demonstra uma entrega radical nos braços do Pai, mas também uma inteira confiança.

“Maria Santíssima é especial em qualquer evento que a comunidade faz porque ela é portadora da graça de Deus”, conta Rangel Ramos de Lima, 27, diretor de eventos e membro consagrado da Comunidade Obra Nova. Ele também observa que “Campina Grande é uma das cidades abençoadas no período do Carnaval, pois o índice de violência diminuiu bastante nessa época do ano”.

Rangel Ramos – coordenador do Alegra-vos

Rangel relata que, com apenas 13 anos e em meio à curiosidade de viver um Carnaval diferente, foi ao Alegrai-vos 2003 em uma segunda-feira de espiritualidade, o qual na época atendia somente pelo nome de Retiro de Carnaval. Aquele que no início da adolescência havia experimentado os sabores amargos do mundo agora podia saciar a sua sede no manancial da graça de Deus.

“Deus me pegou por meio da música”, conta o diretor de eventos em relação ao primeiro Alegrai-vos em que participou, “perguntaram se alguém sabia tocar violão e eu disse: ‘Eu sei!”, peguei o violão e a partir daí passei a gostar das experiências de Deus”.

Esta é apenas uma parte da história de um rapaz que, no último dia do evento, uma terça-feira de Carnaval, teve um grande encontro com o Senhor após assistir a uma pregação feita por Marli Maria, a fundadora da comunidade na qual ele ingressou aos 18 anos de idade e permanece até o tempo presente. Rangel relembra o início de sua trajetória e fala: “essa foi a melhor opção de vida. Vocação acertada, vida feliz”.

E assim, desde 1991, a Comunidade Obra Nova do Coração de Maria vem promovendo os seus retiros de carnaval, buscando levar a experiência da alegria que não passa.

A poucos dias do evento acontecer, os missionários da comunidade vêm se pondo em oração, entregando nas mãos de Deus a vida de cada participante que passará pelo Alegrai-vos e pedindo a intercessão de Maria Protetora, a grande homenageada do ano de 2017 que, há 100 anos atrás, apareceu em Fátima-Portugal, e que há três séculos veio iluminar a vida do povo brasileiro com a sua presença e o seu amor.

“Tenho dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa” João 15,11.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.



You have Successfully Subscribed!

Share This