Adoração ao Santíssimo Sacramento marca Live de encerramento do Ano Pastoral da Fé

Atualizado em 25/11/20 às 15:184 minutos de leitura475 views

Depois de um ano difícil em virtude da pandemia causada pelo novo Coronavírus, a Diocese de Campina Grande não deixou de cumprir o seu plano pastoral, em vista do jubileu de 75 anos da criação da Diocese. Vivendo este ano de 2020 como o "Ano da Fé - Pão e Caridade", chegou ao fim na noite da terça-feira (24), um ano pastoral marcado pela inovação e superação.

Dentro de um período de 6 meses, a Comissão Diocesana de Liturgia, encarregada pela realização deste ano, realizou quinzenalmente em seu canal e no canal da Diocese no YouTube, as Lives Formativas, acerca do novo Diretório Diocesano dos Sacramentos, promulgado este ano, assim como lives com cunho espiritual sobre a eucaristia. E na noite desta terça-feira, a Comissão coroou todos esses encontros com uma Solene com Adoração ao Santíssimo Sacramento, presidida pelo Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, acompanhado do Vigário Geral da Diocese, o Padre Luciano Guedes.

O momento foi transmitido direto do auditório Dom Anselmo Pietrulla, localizado no Seminário Diocesano São João Maria Vianney, no bairro do Alto Branco, e teve como equipe responsável pela transmissão a Mix Web Produtora de Vídeos, que foi parceira da Comissão no decorrer deste ano.

Nas Lives sobre o novo Diretório Diocesano dos Sacramentos, a comissão contou com a participação dos padres que o redigiram, que esclareceram dúvidas sobre cada Sacramento, bem como sobre Celebração da Palavra, Ritos Fúnebres, Piedade Popular e Sacramentais. O Ano da Fé também contou com a participação de padres que trouxeram reflexões em torno da espiritualidade eucarística, para uma melhor vivência deste ano.

A Adoração

O momento foi iniciado pela saudação do Bispo, e em seguida, o Padre Luciano Guedes, fez uma reflexão a cerca da passagem bíblica de Lucas 22, 14-20. Refletindo sobre o Ano da Fé, o Padre Luciano falou: "Este ano de 2020 dedicamos à fé conforme o nosso Plano diocesano de Pastoral, ano que colou-nos diante de tantas exigências, particularmente na travessia que fazemos frente à pandemia do novo coronavírus. Que a resposta da fé, a vida divina dada ao teu povo através dos teus Sacramentos, seja alimento eterno, seja consolo e remédio em todos os instantes de nossa jornada!".

O agradecimento do Bispo

Após a fala do Vigário Geral, Dom Dulcênio expôs o Santíssimo Sacramento, onde alguns fiéis das Paróquias de São José em Alcantil e dos Mártires em Santa Cecília, e alguns fiéis de paróquias de Campina Grande, estiveram presentes, representando todo o povo de Deus, que compõem a Diocese de Campina Grande, bem como os Seminaristas e alguns sacerdotes.

"Minha fala é de agradecimento a toda Comissão Diocesana de Liturgia, a todos os seus membros e todos que compõem a coordenação deste importante organismo de pastoral diocesana, que há quase três anos vem realizando um importante trabalho junto às foranias, paróquias e o povo de Deus de nossa Igreja particular”. agradeceu o bispo.

E prosseguiu agradecendo: “Como pai e pastor, faço questão de citar os nomes dos que se doaram neste projeto: agradeço de forma especial ao Pe. Danilo César, que assume a missão de coordenar esta dimensão essencial na vida da Igreja; agradeço também a dedicação do Pe. Arimatéa Júnior, do Pe. Weslley Rangel (que hoje assume a missão de assistente eclesiástico junto às comunidades de vida), do Diác. Wanderley; bem como agradeço aos seminaristas Humberto e Harisjop, aos irmãos Raphael (paróquia de Alagoa Nova), Anderson (paróquia da Catedral), Dayane (paróquia dos Mártires, em Santa Cecília), Weully (paróquia do Rosário, em Campina Grande), Dulce (paróquia da Sagrada Família), Rafaela (paróquia de Esperança) e Teresa Cruz (paróquia de Nova Floresta). Esta é a nossa coordenação diocesana de Liturgia. A todos o meu muito obrigado pelo amor a Cristo e sua Igreja".

O bispo também agradeceu a todos que ao longo destes meses, acompanharam as Lives promovidas pela comissão de Liturgia: "Quero agradecer a você meu irmão e minha irmã, que acompanhou assiduamente todas as transmissões online deste Ano da Fé. Tenho absoluta certeza que foram essenciais para nosso crescimento na fé, para o aprofundamento nos mistérios de Deus e para a valorização da vida sacramental, especialmente na certeza de que a Eucaristia é o sacramento salutar de nossa salvação. Com o coração grato a Deus e com sentimentos de santo orgulho, manifesto minha alegria pelo grande dom que foi este ano da fé em nossa Diocese de Campina Grande, que não hesitou em encontrar caminhos para missão de evangelização em meio aos desafios impostos pela pandemia".

Por fim, convidou a todos para viverem juntos o próximo ano, o Ano Pastoral da Esperança, tendo a Comissão Diocesana para à Animação Bíblico-Catequética como responsável: "convido a todos a se animarem diante do ano vindouro, o Ano da Esperança. O Ano da Fé nos prepara para o Ano da Esperança".

O Padre Danilo também realizou um breve comentário de agradecimento e gratidão a todos que estiveram presentes.

Fonte e Fotos: Padre Danilo César e Raphael Cavalcante