“A prudência é a mãe de todas as virtudes”, disse o Bispo de Campina Grande na reflexão deste 32ª Domingo do Tempo Comu

Atualizado em 09/11/20 às 08:251 minuto de leitura844 views

O Bispo diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, presidiu a Santa Missa na manhã deste domingo (08) na Catedral diocesana e refletiu sobre a virtude da prudência; Padre Luciano Guedes, Vigário Geral da Diocese, concelebrou este momento, o Diácono Ricardo atuou com as funções litúrgicas e os seminaristas prestaram o apoio no serviço.

A Missa foi transmitida pela Rádio Caturité, como tradicionalmente acontece e pelo Facebook da Diocese; seguindo os protocolos vigentes de segurança sanitária, um bom número de fiéis, estiveram presentes e participaram da celebração.

"O que é a prudência?", perguntou o Bispo; e a partir desta reflexão pautou sua homilia explicando as leituras da liturgia de hoje; o Evangelho de Mateus narrou à história das virgens jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo, cinco delas eram previdentes e as outras imprevidentes.

“A prudência é a mãe de todas as virtudes. Pela prudência estamos atentos e vigilantes na espera do Senhor, que virá no final dos tempos, surpreendentemente, para julgar os vivos e os mortos, concedendo a todos a recompensa pelo que fizeram. “Ser prudente é um estado de constante tensão, já que o virtuoso se precavem, fazendo o querido por Deus, antecipar a Sua vinda”, comentou.

O Bispo ainda falou sobre a alegria da espera, "saber que Ele estar próximo deve ser motivo de júbilo" e, por fim, exortou à comunidade a manter acesa as velas, como sinal da vigilância e da prudência:

"Se, ao pensarmos na nossa própria morte, percebermos certo pesar, temor ou tristeza é porque, como as virgens imprevidentes, não sabemos esperar a chegada do Esposo da nossa alma, Jesus Cristo, nosso Senhor. Acontecendo isto, não durmamos, perdendo as oportunidades de reparação: o quanto antes, tentemos acender, pela conversão, a lamparina do nosso coração, da nossa vida, no fogo do Espírito de Deus, doador de todos os dons e virtudes", concluiu.

Por: Ascom Fotos: Rafael Augusto