A penúltima noite da festa da Padroeira é dedicado à Vocação Religiosa e Consagrada

Padres Religiosos das Congregações e Ordens participam da celebração,
que reuniu ainda, religiosas das instituições e Novas Comunidades católicas

Uma noite para dizer que a fé católica é plural, pois a capacidade de reunir em torno da mesa eucarística inúmeros carismas e expressões é senão uma ação do Espírito Santo que sopra em sua igreja autenticando as formas de ser e viver a vida missionária conforme cada chamado. E nessa perspectiva trazida na festa deste ano, uma diocesaneidade ou sinodalidade, a nona noite foi dedicada à Vida Religiosa.

A Missa deste sábado (07) à noite foi conduzida pelos padres religiosos das Congregações e Ordens existentes aqui na Diocese, a presidência da celebração ficou por conta do Padre Dagnaldo, Pároco da Paróquia São José, no José Pinheiro e concelebrada por demais padres. Presença das freiras em seus respectivos carismas e as irmãs dos institutos que também estiveram presente.

A pregação da Missa ficou a cargo do Frei Pedro Junior, Pároco da Paróquia São Francisco, do bairro da Conceição. Ele, de maneira muito espontânea se pôs a falar no meio do povo, trazendo em sua mensagem  uma catequese acerca do dogma da Imaculada Conceição; citou o Beato Duns Scoto, conhecido como o Doutor Sutil,  um franciscano da Idade Média que assegurou o dogma da Imaculada Conceição.

E ao fazer esta menção, o frei dizia que o povo daquela época já expressava um sentimento para com o dogma da Imaculada Conceição: “O povo de Deus já tinha este sentimento e traduzia isso aos teólogos. Com o passar dos anos a Igreja foi confirmando esta verdade de fé, de que Maria é imaculada”. Disse o Frei.

Ainda sobre nossa Senhora, o frei falou quem é Maria: “Maria, a Imaculada se torna para nós a mulher que é vista pelos bons. Ela é o perfume que exala o seu filho, ela é o cheiro de Deus, por isso que é Imaculada”. Pontuou o Frei Pedro.

Após a Missa foi servido um jantar comemorativo em virtude dos 250 anos da Igreja Matriz. O estacionamento da Catedral ficou repleto de pessoas que acompanharam ao show da banda Anjos Dourados.

A programação para este domingo (08), começa às 7h da manhã com a Missa dos devotos de Nossa Senhora, que será presidia pelo Padre Luciano Guedes. Às 10h a Catedral realiza segunda Missa, com a presidência de Dom Genival Saraiva, Bispo Emérito de Palmares, e Filho da Diocese de Campina Grande.

Já à tarde por 16h acontece a tradicional procissão de Nossa Senhora com destino ao Parque do Povo a onde será realizada a Missa de encerramento da Festa da Padroeira que será presidida pelo Bispo Diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos.

Trajeto da Procissão

Como de costume a procissão seguirá o mesmo caminho feito há anos, passando pelas seguintes ruas: Bento Viana (ao lado da Catedral), Afonso Campos (Por trás da Catedral), Vila Nova da Rainha, Doutor Severino Cruz (às Margens do Açude Velho) e Sebastião Donato que fica ao lado do Parque do Povo.

Por: Ascom
Fotos: Rafael Augusto e Joaquim Urtiga

 

 

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.



You have Successfully Subscribed!

Share This