A Palavra de Deus será o mote do projeto missionário da CNBB NE2 em 2021

Atualizado em 22/10/20 às 10:084 minutos de leitura372 views

A Palavra de Deus será o pilar da vida eclesial do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2) em 2021. A inspiração nas Sagradas Escrituras para nortear as ações evangelizadoras, pastorais e missionárias da Igreja em Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte foi indicada por membros do clero, religiosos e leigos durante a 55ª Assembleia de Pastoral, que terminou nesta quarta (21).

“Seguiremos em comunhão com o tema da Assembleia Geral da CNBB do ano que vem, que tem como foco o ‘como’, ou seja, quais ações objetivas podemos executar para encantar novamente nossas igrejas a partir dessa experiência com a Bíblia. É importante destacar que a espiritualidade no nosso Regional, também, deverá ser encarnada na Palavra de Deus para esse caminho missionário em 2021”, afirmou o bispo de Garanhuns e presidente da CNBB NE2, dom Paulo Jackson.

Também a partir do mote da Palavra de Deus, a CNBB NE2 dedicará o próximo ano a iniciativas de fortalecimento da catequese de iniciação cristã e da formação de pequenas comunidades eclesiais missionárias. Ainda no campo da capacitação, o Regional, inspirado em um projeto da Diocese de Patos (PB), estudará a criação de uma escola de formações virtuais e permanentes por meio de parcerias com instituições de ensino.

“Estamos articulando uma comissão fixa para a preparação dos subsídios do nosso Regional. Esse grupo ficará responsável pela elaboração dos livrinhos da Campanha da Fraternidade, do Mês de Maio com Maria, da Novena de Natal e acho razoável pensar em um novo subsídio, este para o mês de setembro, Mês da Bíblia, aproveitando esse pilar da Palavra de Deus”, disse dom Paulo Jackson.

Para 2021, as instâncias da Igreja no Regional deverão reforçar o acompanhamento sistemático da aplicação dos planos pastorais e das diretrizes definidas na assembleia. Conforme sugestão do diácono Sérgio Douets, da Arquidiocese de Olinda e Recife, as lideranças precisarão implantar uma metodologia de monitoramento para avaliação a fim de que sejam potencializadas iniciativas de sucesso e corrigidas as que eventualmente precisarem.

Balanço

Os quase cerca de 60 participantes da 55ª Assembleia de Pastoral Regional – a primeira totalmente virtual – fizeram uma avaliação da caminhada da Igreja neste ano de 2020. A partir da memória do encontro realizado no ano passado, em Lagoa Seca (PB), bispos, padres, diáconos, religiosos e leigos destacaram que, apesar da pandemia de Covid-19, as ações foram fortalecidas.

“Temos que reconhecer que a assembleia do ano passado foi profética, foi Deus quem nos conduziu a uma Igreja onde os pilares são Pão e Caridade. Nem sonhávamos com essa pandemia, e conseguimos superar as dificuldades ofertando o Pão Eucarístico, o pão da Palavra e o pão de cada dia. Destaco o valor também das Pastorais da Comunicação que foram fundamentais para levar a Igreja a casa das famílias”, declarou o bispo auxiliar de Olinda e Recife e presidente da Comissão para a Ação Sociotransformadora, dom Limacêdo Antonio.

Síntese

A 55ª Assembleia de Pastoral Regional teve início na segunda (19) com o Conselho Episcopal Regional Nordeste 2 (Conser) e a reunião os membros do grupo de Coordenadores Diocesanos de Pastoral (CDP).

Na terça (20), além dos bispos e administradores diocesanos, e coordenadores diocesanos de pastoral, participaram articuladores das Comissões Episcopais de Pastoral, superiores maiores e coordenadores de pastorais, movimentos e serviços.

Esse segundo dia foi dedicado à formação “Aprendizados, desafios e perspectivas pastorais e missionárias à luz do momento presente e das intuições do Papa Francisco”, que foi apresentado pelo arcebispo de Montes Claros (MG), dom João Justino.

Os pontos mais importantes da Assembleia de Pastoral Regional, assim como os materiais apresentados, serão compilados em uma síntese pela equipe do secretariado. O documento estará disponível, em breve, no site da CNBB NE2.

Fonte: CNBB NE 2