"A missão da Igreja é tornar-se atual e presente entre os homens para os conduzir à Fé"

Atualizado em 25/10/20 às 00:442 minutos de leitura405 views

Com esse trecho do decreto conciliar Ad Gentes, o Conselho Missionário dos Seminaristas (COMISE) da Diocese de Campina Grande apresenta entre os dias 24 e 31 de outubro uma série de entrevistas, mostrando a correlação existente entre as dimensões vividas no processo de formação e a construção da consciência missionária nos seminaristas que, por consequência, atinge o clero diocesano.

SEMANA MISSIONÁRIA

Com o objetivo de por em prática o lema da Campanha Missionária 2020: “A vida é missão”, os membros do COMISE produziram uma série denominada SEMANA MISSIONÁRIA, abordando o tema da missão – tão intrínseco à alma da Igreja – através de sua relação com o processo formativo aplicado no Seminário Diocesano, que baseado nas Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil (documento 93 da CNBB), abrange a pessoa do formando em suas dimensões humano-afetiva, espiritual, intelectual, comunitária e pastoral.

PROGRAMAÇÃO

A série de entrevistas começa com a palavra do Reitor do Seminário Padre Leandro Márcio de Normandia. Contudo, contará com a participação dos seminaristas residentes na Casa de Formação e de outros padres formadores, como também contará com a palavra do Bispo Diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos e do Coordenador da Comissão Missionária Diocesana (COMIDI), o Padre Francisco Tomaz do Nascimento. Essa programação começa hoje (24) e se estenderá, diariamente, até o dia 31, quando se encerra o “Mês Missionário”, como é considerado o mês de outubro na Igreja no Brasil.

ENTREVISTA

A primeira entrevista, realizada com o Padre Leandro Márcio, Reitor do Seminário, tem como tema “IDE PELO MUNDO” e traz uma relação desse mandato de Nosso Senhor, descrito pelo evangelista Marcos (cf. Mc 16,15), com a missão do cristão e, especialmente, do jovem que está sob o processo de formação sacerdotal. Segundo Pe. Leandro Márcio, “[...] para ser um missionário do Senhor, é preciso que nos tornemos discípulos: aqueles que seguem o Mestre e tem o Mestre como modelo”. Para o reitor, esse mandato de Nosso Senhor – IDE PELO MUNDO – é o que impele todos os batizados a serem a presença do próprio Cristo no mundo.

Acompanhe na íntegra a entrevista com o Pe. Leandro e, ao longo da semana, acompanhe e divulgue as demais entrevistas dessa Semana Missionária, que quer, por meio das redes digitais, fazer a Igreja presente entre os homens para os conduzir à fé.

Informações: COMISE CG

[video width="1920" height="1080" m4v="https://diocesecg.org/wp-content/uploads/2020/10/Ide-Pelo-Mundo-1.1.m4v"][/video]