A Festa de Corpus de Christi na Diocese de Campina Grande

Atualizado em 11/06/20 às 01:293 minutos de leitura478 views

Nesta quinta-feira, dia 11, a Igreja Católica celebra o dia de Corpus Christi, a festa do Corpo e do Sangue de Cristo. Este momento litúrgico tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia – o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus. A solenidade acontece sempre em uma quinta-feira, dia que a Igreja dedica normalmente a Eucarista.

Como de costume neste dia, o Santíssimo Sacramento é conduzido pelas ruas da cidade em procissão, porém, com o período pandêmico e as medidas de isolamento social, a celebração deste ano será privada com a presença apenas de uma pequena equipe litúrgica e a procissão não será realizada.

Entretanto, o Bispo de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos orientou a todos os padres da Diocese, a darem a Benção do Santíssimo Sacramento às 17h, incentivando a unidade eclesial; portanto, neste horário todos os padres em suas respectivas paróquias se unirão ao Bispo neste gesto de fé abençoando solenemente com o Santíssimo Sacramento.

Na Catedral Diocesana, duas missas serão realizadas: uma pela manhã, às 10h, com presidência do Vigário Geral da Diocese, Padre Luciano Guedes; a outra Missa será às 15h, presidida por Dom Dulcênio. Após a Missa, o Bispo dará a Benção do Santíssimo Sacramento às 17h.

A Solenidade de Corpus Christi

A Festa de Corpus Christi surgiu no século XIII, na diocese de Liège, na Bélgica, por iniciativa da freira Juliana de Mont Cornillon, (†1258), que recebia visões nas quais o próprio Jesus lhe pedia uma festa litúrgica anual em honra à Sagrada Eucaristia.

A expressão que vem do latim e significa “Corpo de Cristo” é a celebração em que solenemente, a Igreja comemora o Santíssimo Sacramento da Eucaristia, sendo o único dia do ano que o Santíssimo Sacramento sai em procissão às ruas. Nessa festa, os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento e remédio de nossa alma. A Eucaristia é fonte e centro de toda vida cristã. Nela, está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, o próprio Cristo.

Aconteceu que, quando o padre Pedro de Praga, da Boêmia, celebrou uma Missa na cripta de Santa Cristina, em Bolsena, Itália, ocorreu um milagre eucarístico: da hóstia consagrada começaram a cair gotas de sangue sobre o corporal após a consagração. Dizem que isso ocorreu, porque o padre teria duvidado da presença real de Cristo na Eucaristia.

Papa Urbano IV (1262-1264), que residia em Orvieto, cidade próxima de Bolsena, onde vivia São Tomás de Aquino, ordenou ao Bispo Giácomo que levasse as relíquias de Bolsena a Orvieto. Isso foi feito em procissão. Quando o Papa encontrou a Procissão na entrada de Orvieto, pronunciou, diante da relíquia eucarística, as palavras: “Corpus Christi”.

Em 11 de agosto de 1264, o Papa aprovou a Bula Transiturus de mundo”, na qual prescreveu que, na quinta-feira, após a oitava de Pentecostes, fosse oficialmente celebrada a festa em honra ao Corpo do Senhor.

Em 1247, realizou-se a primeira procissão eucarística pelas ruas de Liège como festa diocesana, tornando-se uma festa litúrgica celebrada em toda a Bélgica e, depois, no século XIV, em todo o mundo, quando o Papa Clemente V confirmou a Bula de Urbano IV, tornando a Festa da Eucaristia um dever canônico mundial.

A partir da oficialização, a Festa de Corpus Christi passou a ser celebrada, todos os anos, na primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade.

Por: Ascom