A Fé na oração: 12ª Encontro Diocesano do Terço dos Homens é realizado em Campina Grande

Atualizado em 21/10/19 às 00:573 minutos de leitura545 views

Em dia de Espiritualidade mariana, dezenas de grupos do Terço dos Homens da Diocese, caravanas de outras cidades e estados, se reúnem para momento de fé e comunhão

O 12° Encontro Diocesano do Terço dos Homens, realizado durante este domingo (20) reuniu milhares de fiéis no ginásio da Escola Nenzinha Cunha Lima, no bairro do José Pinheiro. Um dia marcado pela espiritualidade Mariana, na singularidade de cada grupo que se deslocou até o Nenzinha para rezar o terço em comunhão com a Diocese. Caravanas advindas de Sergipe, Pernambuco, expressivos grupos da Arquidiocese da Paraíba, todos reunidos prestigiando o 12ª Encontro Diocesano do Terço dos Homens. Com Recitação do Santo Terço, apresentação cultural, palestras que foram proferidas pelos padres André e José Vanildo, Adoração ao Santíssimo Sacramento e a Santa Missa presidida por Dom Dulcênio Fontes de Matos, compuseram a programação do evento. Para o diretor espiritual do movimento do Terço dos Homens, o Padre Alexandre, o Encontro foi bem participativo. Ele faz uma avaliação positiva e vê no momento uma oportunidade de evangelizção: "Um grande encontro de participação, representações de todas as foranias, a cada encontro os terçários participam com muita fé. O Terço dos homens evangelizam as famílias, esse encontro, aqui é uma expressão de comunhão com nossa Diocese. Que Nossa Senhora, nossa Mãe, continue a nos abençoar." Disse o Diretor Espiritual. Incansável servidor, Onildo Gonçalves, membro da coordenação Diocesana, expressou sua gratidão pela realização do evento. Conhecido por sua entrega luta e persistência, fez questão de trabalhar o tema em plena e total comunhão com a caminhada da Igreja: "O Papa nos pede uma igreja em saída, e aqui estamos. O Bispo nos orienta à Comunicação e Acolhida, e aqui estamos. Nosso objetivo é seguir a voz dos nossos pastores, isso nos faz igreja.” Pontuou Onildo. A Santa Missa Vindo confirmar os irmãos na fé, o Bispo de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, ao presidir a Santa Missa, concelebrada pelos Padres Alexandre e Benedito, falou de sua motivação, alegria e gratidão pela realização do evento. Suas palavras de fé, aos homens do Terço, referiram-se a importância de uma vida de oração cultivada a partir de um terço. "Rezar, suplicar, a oração diária é inegável. Eu sei que rezam o terço todos os dias e por isso encontram na oração a certeza de um diálogo de aproximação com Deus. Continuem assim, e descubram na oração do rosário a grande contemplação da vida de Cristo." Disse o Bispo. Seguiu Dom Dulcênio: “É importante dizer meus irmãos, que o Santo Terço é uma via para a oração mais fecunda, o encontro mais concreto, a Paz perene, que é a Santa Missa. É por meio do Terço, que Maria nos conduz ao seu filho Jesus Cristo.”. Ao final da Santa Missa Dom Dulcênio juntamente com o Padre Alexandre, anunciaram a nova coordenação do Terço dos Homens para o biênio 2020-2022. Foram os escolhidos pelo Bispo, para ser o Coordenador Diocesano, Adalberto Gervásio de Melo, para ser o vice-coordenador, Igor Murilo da Silva Araújo. Ambos formarão uma comissão e juntamente com o Padre Alexandre seguirão a missão do Terço dos Homens. Nas primeiras palavras da nova coordenação, Gervsásio enfatizou que sua vida, em função do Terço dos Homens, é voltada para o serviço da Igreja e que isso seria mais um estilo, ao tempo em que agradeceu a escolha e pediu orações.  O Jovem Igor, por sua vez, se pôs grato e disse ao Bispo que a obediência junto aos pastores será um dos nortes do movimento, fato que já sido constatado perante boa articulação desenvolvida ao longo dos anos.
Por: Ascom
Fotos: Rafael Augusto