54ª Assembleia Regional Pastoral da CNBB NE II é concluída

Postado em 17/10/19 às 09:422 minutos de leitura363 views
A 54ª Assembleia Pastoral Regional da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, do Regional Nordeste 2, teve seu encerramento nesta quarta-feira (16), desde a última segunda-feira, os bispos do Regional, Padres, Diáconos, Religiosos e Leigos estiveram reunidos no Convento Santo Antônio, em Lagoa Seca,  discutindo a Comunhão Missionária do Regional NE 2 à luz das Diretrizes da ação evangelizadora da Igreja no Brasil. A agenda deste último dia começou com a oração das Laudes conduzida por Dom Francisco Sales, Bispo de Cajazeiras, e no decorrer de toda a manhã foram apresentados os estudos acerca dos Desafios Pastorais do Regional NE 2, ministrados pelo Monsenhor Ivônio da Arquidiocese da Paraíba e o Padre Espedito, da diocese de Patos. O Padre Espedito trouxe à tona os desafios que a Igreja encontra para anunciar o reino de Deus na perspectiva da urbanização, frisando a importância em descobrir as potencialidades das comunidades eclesiais missionárias, para uma ação ativa da igreja. Lembrou também que desde os anos 60, a CNBB vem estudando esse processo. O Monsenhor Ivônio,  por sua vez, sob uma ótica mais externa lançou suas impressões acerca das oportunidades favoráveis que o mundo urbano dispõe para o campo de atuação da igreja, falou por exemplo dos novos ‘areópagos’ e ou ‘ágoras’, isto é, espaços ressignificados,  que a igreja pode estar, e neles, atuar; como por exemplo, os ambientes digitais. Após essa explanação, o Secretário do Regional, Dom Francisco Sales, introduziu a proposta dos trabalhos em grupo, a partir de provocações suscitadas das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora. Nesse intento, 11 grupos de estudos foram formados para discutir propostas que ajudem no andamento pastoral das igrejas particulares. No turno da tarde houve a exposição das sínteses produzidas pelos grupos, em suma, foram uníssonos em apontar proposituras ao plano pastoral, bem como indicaram um itinerário para implementação no quadriênio. Prioridade pastoral para 2020 Um resultado profícuo é o que se pode pensar das discussões desta assembleia, em comum acordo, o Regional escolheu sua prioridade para 2020, seguindo aquilo que foi debatido entre os grupos, e para o próximo, como objetivo, o Regional deter-se-á às ‘imagens’ do Pão e da Caridade como ações a serem desenvolvidas. Explicava Dom Paulo Jackson, que o Pão está para a liturgia e espiritualidade, já a ‘imagem’ da Caridade para a dimensão, sócio transformadora.  A partir desse caminho já apontado, os bispos tornam a se reunir e discutir as melhoras pistas de solução e os caminhos a serem traçados. Por fim, Dom Paulo Jakson realizou os últimos encaminhamentos, e já colocou em questão a próxima Assembleia Regional que será realizada ano que vem provavelmente no mês de outubro, no Convento Santo Antônio, em Lagoa Seca. A 54ª Assembleia Pastoral Regional foi encerrada com a Santa Missa.
Por: Ascom
Fotos: Rafael Augusto