4 Candidatos ao Diaconato Permanente serão ordenados este mês

Atualizado em 05/08/20 às 17:313 minutos de leitura358 views

Neste mês de agosto dedicado às vocações, a Igreja Particular de Campina Grande, na Pessoa de seu Bispo Diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos, irá ordenar 4 Diáconos Permanentes; os candidatos são Maurício Nascimento de Oliveira, Gleydson Lopes do Nascimento, José de Farias Filho e Wanderley José Dantas; eles integram a primeira turma da escola diaconal desde a sua reabertura em 2015.

Acerca dos Candidatos:

Gleydson Lopes do Nascimento É natural da cidade de Recife, tem 38 anos, é casado com Érika há 13 anos, com quem tem uma filha de 5 anos de idade, Maria Cecília. Seu serviço pastoral se dá na Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro da Catingueira. É responsável pela formação dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão. Sua formação acadêmica é em Administração e sua atuação profissional é como Bancário.

José de Farias Filho (Cazuza) É natural da cidade de São João do Cariri, tem 54 anos, é casado com Terezinha de Souza Farias, há 33, com quem tem dois filhos, Camilo e Caíque. Participa como agente de pastoral na Paróquia da Sagrada Família desde o ano de 1992 quando ainda era área pastoral das Paróquia de Nossa Senhora das Graças. Na Paróquia é ministro extraordinário da Sagrada Comunhão, responde pela Pastoral Social, a qual tem dedicado maior parte do seu tempo, servindo ao próximo.

Maurício Nascimento de Oliveira É natural da cidade de Esperança, tem 53 anos, é casado com Josefa Diniz de Oliveira, há 34 anos. Desde muito cedo sentiu o chamado do Senhor para servir à Igreja. É professor da rede pública, cursou teologia no Seminário Diocesano São João Maria Vianney, onde também fez sua escola diaconal.

Wanderley José Dantas É natural de Picuí, tem 47 anos, é casado com Maria Aparecida da Silva Dantas, há 23 anos, com quem teve um filho, Lucas Dantas. É paroquiano da Paróquia de São Sebastião, em Picuí. Na instância diocesana, é membro da Comissão Diocesana de Animação Bíblico Catequética e da Comissão Diocesana de Liturgia, além de integrar o Conselho Diocesano de Pastoral, o CDP; atua como articulador da Forania do Curimataú. Na Paróquia, exerce função de Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística, é membro da Pastoral Familiar, Coordena a Pastoral da Saúde, é membro do conselho paroquial de assuntos econômicos, da Comissão Missionária paroquial. Sua formação acadêmica é em Direito, atua como Advogado residente em Picuí; Estudou Administração, Teologia, é Especialista em Direito Municipal e Público, Gestão Pública Municipal, Governamental e Responsabilidade Fiscal e Previdenciária. Atualmente é Pós-Graduando em Direito Tributário.

Os candidatos ao Diaconato Permanente serão ordenados pela imposição das mãos e oração consecratória do Bispo Diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos, em Solenes Celebrações Eucarísticas neste mês de agosto de 2020, conforme calendário:

?? 07 de agosto de 2020 será ordenado Maurício Nascimento de Oliveira, na Igreja Matriz da Paróquia de Nossa Senhora do Bom Conselho, em Esperança/PB, às 19h.

?? 14 de agosto de 2020, serão ordenados Gleydson Lopes do Nascimento e José de Farias Filho na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, às 19 h.

?? 28 de agosto de 2020 será ordenado Wanderley José Dantas, às 17h30 na Matriz de São Sebastião, em Picuí/PB.

O Diaconato Permanente

A ordem do diaconato, segundo o Catecismo da Igreja Católica (n. 1554), destina-se a ajudar e a servir os bispos e presbíteros. Por isso, o termo "sacerdote" designa os bispos e presbíteros, mas não os diáconos. No entanto, a doutrina católica estabelece que o grau de diaconato é um grau de serviço, estabelecido desde a época dos apóstolos.

Desde o Concílio Vaticano II, a Igreja latina restabeleceu o diaconato como um grau particular dentro da hierarquia. Cabendo a homens casados que se dedicam a ajudar a Igreja por meio da vida litúrgica, pastoral ou nas obras sociais e caritativas, a possibilidade de receberem a ordem do diaconato, unindo-se mais intimamente ao altar, para cumprir seu ministério com maior eficácia, por meio da graça sacramental do diaconato.

Por: Ascom Foto: Arquivos.

Comentários (0)