39ª Assembleia Diocesana de Pastoral foi realizada de forma remota

Atualizado em 24/10/20 às 18:364 minutos de leitura418 views

Diferente das demais edições realizadas, a Assembleia Pastoral Diocesana de 2020 aconteceu de maneira remota, sendo transmitida ao vivo no auditório do Seminário Diocesano, no bairro do Alto Branco. A Assembleia contou com a assessoria do Padre Elison Silva da Arquidiocese de Maceió, que ajudou a refletir a temática "PILAR DA PALAVRA: Iniciação à vida cristã e animação bíblica da vida e da pastoral".

Com a presença do Bispo Diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos, o Coordenador de Pastoral, Padre João Afonso, o Vigário Geral da Diocese, Padre Luciano, membros das Comissões de Liturgia e Bíblico Catequética, além de Diáconos e alguns seminaristas que, juntos, representaram a Diocese de Campina Grande.

Como os trabalhos se deram em apenas um dia (manhã e tarde), as explanações foram breves e objetivas; após a oração inicial, o Bispo acolheu a todos e, em seguida, o Padre João Afonso contextualizou os assuntos a serem tratados. Ainda na parte da manhã houveram avaliações do Ano da Fé, feita pelo Padre Danilo Cesar e a palavra do Assessor, o Padre Elison

"Destaco que vivemos um ano difícil, marcado pela vivência de uma fé notadamente provada, nesse sentido acredito que a temática das virtudes teologais que cobrem nosso plano pastoral, Fé, Esperança e Amor/Caridade funcionaram e estão a funcionar como um eco profético nos dias atuais. Nunca se viu na história um momento desconcertante e desafiador. Inspirados por Cristo será presenteado ao final desta assembleia o caminho contínuo para a vivência da nossa fé, agora ligada com a virtude da Esperança, ou seja, viveremos o Ano da Esperança tendo como eixo integrador o PILAR DA PALAVRA", destacou Padre Afonso.

Na alocução inicial de Dom Dulcênio, o bispo refletiu sobre o ano de 2020, falando das dificuldades e das formas inovadoras que fizeram deste ano pastoral, um ano bem vivido.

"Em meio às dores, medo e insegurança, nossa diocese mostrou-se capaz de contornar as intempéries do tempo presente, e mais, soube professar a fé de que o suceder da história, em seus altos e baixos, encontra-se sob o domínio supremo de Deus. Embora com a vida comunitária comprometida, a Diocese de Campina Grande encontrou caminhos, apostando nos recursos modernos da internet para dar prosseguimento na realização do seu Plano Pastoral. Sob a coordenação da Comissão Litúrgica Diocesana, vivenciamos o “Ano da Fé: Pão e Caridade”, que atuou através de toda uma programação online, sob estes dois eixos: 1) o aprofundamento do novo Diretório Diocesano dos Sacramentos e 2) promoção da formação litúrgica e da espiritualidade eucarística", proferiu.

No turno da tarde, o Padre Jorge Rodrigues apresentou o projeto para 2021, que será dedicado a Iniciação à vida cristã e animação bíblica da vida e da pastoral, sendo considerado o Ano Pastoral da Esperança, com o Pilar da Palavra, a ser contemplado.

Perdeu a Assembleia? Clique aqui e confira

Encaminhamentos

Tendo como alicerce os eixos propostos pelas Diretrizes da Ação Evangelizadora - Pão, Palavra, Caridade e Missão - a Diocese dedicará, a cada ano, um eixo temático, ficando a cargo de comissões diocesanas, que irão desenvolver ações para o ano pastoral, tendo em vista o jubileu dos 75 anos de criação da Diocese de Campina Grande, que será em 2024.

Portanto: ? 2020 Ano da Fé – Pão e Caridade – Liturgia, Espiritualidade e Formação Sacramental (Comissão de Liturgia) Concluído. - ? 2021 Ano da Esperança – Palavra – Iniciação à Vida Cristã e animação Bíblica da vida e da Pastoral (Animação Bíblico-Catequética);

? 2022 Ano da Caridade – Caridade – Serviço à vida Plena (Vicariato para a Caridade, Justiça e Paz); ? 2023 Ano da Missão – Ação Missionária – Estado permanente de missão (Comissão da Ação Missionária).

Proposições para o Ano da Esperança em 2021 ? Elaboração de DIRETRIZES DIOCESANAS PARA A CATEQUESE DE INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ; ? Realização de Encontros Diocesanos e Forâneos de formação para catequistas; ? Realização de formações, a nível de Forania, para a escolha de introdutores no acompanhamento pré-catecumenal dos adultos não-batizados; ? Implantação do PLANO DIOCESANO DA CATEQUESE  nas onze Foranias e suas respectivas paróquias e áreas pastorais; ? Acompanhamento dos catequistas paroquiais, no tocante às dificuldades de implantação da catequese com estilo catecumenal, através das coordenações forâneas; ? Implantação de escolas forâneas de catequese, com apoio das paróquias e vigários forâneos; ? Avaliação periódica do processo catequético, através da escuta dos vários agentes de catequese; ? Apoiar, junto às paróquias, as iniciativas para o estudo e meditação da Palavra, através da Lectio Divina  (por exemplo, na liturgia, na catequese, nas pastorais e movimentos); ? Propor mensalmente um encontro paroquial ou comunitário  denominado o dia da Palavra;  Para a vivência da Palavra de Deus (Lectio Divina aberta a toda comunidade); ? Estudo prioritário dos documentos Dei Verbum e Verbum Domini  por parte dos catequistas; ? Retorno da disciplina de Catequética no currículo da teologia do nosso Seminário diocesano; ? Curso de Formação para o clero sobre a I.V.C; ? Dar ênfase à celebração do Dia do Catequista (4º domingo de agosto) nas paróquias e comunidades; ? Jornada Catequética Diocesana 2021 (Encerramento do Ano Diocesano da Esperança); ? Aprofundamento para catequistas de I.V.C, segundo o estilo catecumenal;

Os estudos do Documento 109 reservam uma rica análise feita pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) acerca da realidade da Igreja, apontando os caminhos da evangelização sob quatro pilares: A Palavra (Vida Cristã), o Pão (Liturgia/Eucaristia), a Caridade (responsabilidade social) e a Missão (vida missionária).

Para ter acesso aos materiais apresentados na Assembleia Diocesana aqui

Por: Ascom Correção: Pedro Freitas Fotos: Joaquim Urtiga