38ª Assembleia Diocesana de Pastoral: Saiba como foi o primeiro dia de trabalhos

Atualizado em 22/11/19 às 22:541 minuto de leitura391 views
O primeiro dia de trabalhos da 38ª Assembleia Diocesana de Pastoral foi considerado pelo Bispo Diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos, um dia intenso, produtivo e rico. O Encontro que acontece no Centro Diocesano do Tambor tem como ideia central, a Comunhão Missionária à Luz das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Durante os turnos da manhã e tarde, as discussões propostas se deram a partir de conferências ministradas pela equipe que está assessorando os trabalhos. Compõe a equipe, seminaristas estagiários e o Padre Francisco Tomaz, que auxiliam o Coordenador de Pastoral, o Padre João Afonso. Quatro conferências foram apresentadas, cada uma delas trazendo um capítulo do documento 109. Os Seminaristas Henrique, Jefferson e Wesley apresentaram respectivamente o primeiro, o segundo e o terceiro capítulo das Diretrizes, o Padre Francisco apresentou o quarto capítulo e expôs as necessidades da missão. Ao final da tarde, Dom Dulcênio presidiu a Santa Missa e rendeu graças a Deus pelos trabalhos intensificados neste dia. De acordo com o Bispo, o dia foi rico por tudo o que foi apresentado e produzido. “Tivemos um dia rico de bastante produção, nós falamos da Casa, da casa que é o encontro. E a liturgia nos propõe a pensar no templo, na casa de oração. O Templo é o ambiente próprio do encontro com o Jesus Cristo". O andamento da assembleia se estendeu à noite em um dos momentos considerados importantes, a formação dos grupos. Ao todo oito grupos com clérigos e leigos discutiram as propostas que a diocese pretende trilhar nos próximos quatro anos. Entre as inquietações das Diretrizes Evangelizadoras, um norte a ser discutido: Um Brasil cada vez mais urbano. E como evangelizar nessa realidade? Quais as prioridades da Diocese para os próximos anos? Qual é o caminho a ser percorrido pelos discípulos missionários? Tais questionamentos fizeram parte das reflexões discutidas pelos grupos. A formação dos grupos proporcionou a criação de ideias, as quais serão apresentadas no dia seguinte, como resultado de tudo o que foi pensado pelas equipes. A Assembleia prossegue neste sábado 23 e se encerra ao meio-dia.
Por: Ascom
Fotos: João Saraiva/Rafael Augusto