2ª dia do Simpósio de Filosofia e Teologia: Confira como foi

O Simpósio em síntese: Veja o que como foi o segundo de produção de conhecimento

Na manhã de quarta-feira (23), o segundo dia do Simpósio de Filosofia e Teologia seguiu a temática “Religião e Ateísmo”, com a palestra do Mestre Padre Dezenilton, da Paróquia de Pocinhos, que utilizou-se do Exílio Babilônico para explicar que o ateísmo é fruto de uma crise humana que não passa pela reelaboração de seu significado. Em sua fala, diz que “o ateísmo é, então, a incapacidade de olhar e encontrar a crise, para reelaborá-la”.

Além do Padre Dezenilton, o Padre Jan Joris, da Paróquia de Cabaceiras, e Diretor do Centro de Estudos Acadêmicos do Seminário, ministrou a palestra sobre a importância da preservação da identidade cultural humana a partir da conservação do patrimônio histórico, cultural e religioso. Segundo o padre, que também é diretor do Centro de Estudos Acadêmicos, “muita coisa é importante, mas a identidade é fundamental para a construção da vida”.

Tuno da noite

No período da noite do Simpósio de Filosofia e Teologia, o Doutor Padre Manfredo, da Arquidiocese de Fortaleza-CE, abordou o tema “O Ateísmo Contemporâneo e Suas Conjecturas”, explicando a ação do ateísmo no mundo contemporâneo e sua relação com os que dizem professar alguma fé.

O padre enfatizou que na sociedade de hoje, a problemática de Deus não é mais relevante e, portanto, a religião não possui mais influência na sociedade, ainda que não tenha sido excluída. Explicando a partir de teóricos como Habermas e Gauchet, expôs que o cristianismo encontraria papel atuante na sociedade atual se passar a entender esta esfera pós-moderna que o homem vive e dedicar-se às grandes causas humanas, pondo em prática sua ação ética, que é ligada e tem por fundamento o Ser divino, Deus.

Na oportunidade, alguns dos presentes expuseram sua satisfação pela palestra, que foi a última do Doutor Pe. Manfredo nesta edição de 2019 do Simpósio de Filosofia e Teologia. Confira os nossos registros!

O Simpósio de Filosofia e Teologia segue até a próxima sexta-feira (25), e contará com a presença de mais três palestrantes, além dos que já estão ministrando seus temas. Ainda dá tempo de vir conferir!

Por: Sem. Luis Felipe
Fotos: Wellington Silva

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.



You have Successfully Subscribed!

Share This