22ª edição do Crescer 2019 terá tradução simultânea e integral para Língua Brasileira de Sinais

Atualizado em 25/06/19 às 09:362 minutos de leitura384 views

A 22ª edição do Crescer 2019 – o Encontro da Família Católica, promovido pela Comunidade de São Pio X, da Diocese de Campina Grande, será traduzida integralmente e, de forma simultânea, para a Língua Brasileira de Sinais – Libras. A medida visa assegurar aos surdos o acesso às informações propagadas no evento e respeitar a Lei 10.436/02, que reconhece a Libras como meio legal de comunicação e expressão.

De acordo com dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, a Paraíba tem 181.762 pessoas com algum grau de deficiência auditiva. Se consideradas apenas pessoas surdas, com perda completa da audição, os números são de 6.470 afetados na Paraíba. No Brasil, dados da Organização Mundial da Saúde - OMS, de 2015, apontam que cerca de 28 milhões de pessoas sofrem com surdez, o que representa 14% da população brasileira.

Há mais de 16 anos o encontro é traduzido para Libras e continuará sendo para assegurar à inclusão de surdos, de acordo com a coordenação do Crescer. “Nós fazemos a tradução para Língua de Sinais porque esta é a realidade de muitas famílias e nosso papel enquanto Igreja Católica é também garantir a inclusão e a acessibilidade a um público muitas vezes esquecido, mas que para nós é importante”, afirma Gustavo Lucena, Coordenador Geral do Crescer.

O encontro católico será traduzido por duas intérpretes, das duas pastorais mais atuantes do estado na garantia dos direitos à acessibilidade dos surdos, a Pastoral dos Surdos da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, de Campina Grande, e a Paróquia da Guia, de Queimadas, desde a recitação do terço, pregações e músicas até a celebração da Santa Missa de encerramento, nos três dias do encontro.

Elizabeth da Silva Teófilo, tradutora de libras, diz que considera a tradução para Libras como uma missão evangelizadora da comunidade surda católica. “É muito gratificante fazer um trabalho de inclusão, pois infelizmente a sociedade ainda tem uma grande dificuldade em incluir essas pessoas. Ainda acham que Língua Brasileira de Sinais são apenas gestos e mímica. Libras é uma língua reconhecida, assim como o português ou o espanhol”, desabafa.

Elizabeth ainda conta que a tradução para Libras já é uma realidade na Igreja Católica da Paraíba. “Interpretamos todos os sacramentos da igreja na Paróquia do Rosário, em Campina Grande, por exemplo. casamentos, batizados, crisma, primeira eucaristia e também os encontros: EJC, EC e ECC”, conta.

A 22ª edição do Crescer – o Encontro da Família Católica, promovido pela Comunidade de São Pio X, da Diocese de Campina Grande, acontece nos dias 03, 04 e 05 de março, em virtude do período carnavalesco, na casa de shows Spazzio, em Campina Grande. O evento abordará, este ano, o tema “Família – Amor que constrói santuários”, com a proposta de fortalecer as famílias cristãs diante dos desafios da atualidade. Fonte: Ascom 22º Crescer Fotos: Comunidade Pio X