Solenidade de Corpus Christi reúne multidão na catedral

Atualizado em 26/06/19 às 11:592 minutos de leitura368 views
A Solenidade de Corpus Christi celebrada na Catedral durante esta Quinta-feira Santa, atraiu milhares de fiéis, pela manhã na Missa das 10h e, sobretudo, à tarde, na solene celebração das 15h. Padres da Forania Cidade, diáconos permanentes, religiosos, seminaristas, leigos e leigas, participaram da Santa Missa presidida pelo bispo diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos. Por se tratar de uma das festividades mais importantes na vida litúrgica da Igreja, Dom Dulcênio aprofundou sua homilia ao parafrasear São João Paulo II, citando-o a partir da Encíclica Ecclesia de Eucharistia, que diz, que "a Igreja vive da Eucaristia, que não se resume apenas a experiência da fé, mas o núcleo do mistério da Igreja". Ao falar, portanto, do Santíssimo Sacramento, o bispo trabalhou uma catequese desde as prefigurações do Antigo Testamento, até chegar no próprio Cristo, Verbo Encarnado, Pão Vivo descido do Céus. Ressaltou ainda, a suma importância da Missa ao lembrar aos fiéis que Cristo, vivo está na Hóstia Consagrada. "Confessamos com toda tenacidade da nossa Fé Católica: A Eucaristía é o memorial da Páscoa de Cristo, a atualização e a oferta sacramental de Seu único Sacrifício, realizado de uma vez para sempre, e perpetuado na Sagrada Liturgia da Santa Igreja Católica. Estamos no Calvário! Aqui, no Altar, há um vértice para onde se dirige toda a Criação e o Criador. Cristo aqui está!", enfatizou o bispo diocesano. O dia de Corpus Christi, para os católicos do mundo inteiro, chama atenção para a procissão em via pública. Como de costume, Jesus Sacramentado é conduzido pelo bispo, a fim de que as pessoas adorem publicamente ao Senhor. Após à Missa da tarde, uma multidão seguiu pelas principais ruas do centro de Campina Grande numa expressiva manifestação de fé. (fotos: João Saraiva) Origem da Festa A Festa de Corpus Christi surgiu no séc. XIII, na diocese de Liège, na Bélgica, por iniciativa da freira Juliana de Mont Cornillon, (†1258) que recebia visões nas quais o próprio Jesus lhe pedia uma festa litúrgica anual em honra da Sagrada Eucaristia. Aconteceu que quando o padre Pedro de Praga, da Boêmia, celebrou uma Missa na cripta de Santa Cristina, em Bolsena, Itália, ocorreu um milagre eucarístico: da hóstia consagrada começaram a cair gotas de sangue sobre o corporal após a consagração. Dizem que isto ocorreu porque o padre teria duvidado da presença real de Cristo na Eucaristia. O Papa Urbano IV (1262-1264), que residia em Orvieto, cidade próxima de Bolsena, onde vivia S. Tomás de Aquino, ordenou ao Bispo Giacomo que levasse as relíquias de Bolsena a Orvieto. Isso foi feito em procissão. Quando o Papa encontrou a Procissão na entrada de Orvieto, pronunciou diante da relíquia eucarística as palavras: “Corpus Christi”. Em 11/08/1264 o Papa aprovou a Bula “Transiturus de mundo”, onde prescreveu que na 5ª feira após a oitava de Pentecostes, fosse oficialmente celebrada a festa em honra do Corpo do Senhor.