Setor Diocesano da Juventude realiza encontro de Formação para líderes

O Setor Diocesano da Juventude realizou entre os dias 29 e 30 de junho o II Encontro de Formação para jovens líderes cristãos. O encontro aconteceu no Convento Santo Antônio – Ipuarana em Lagoa Seca/PB e teve a participação de 120 jovens de 39 paróquias da Diocese de Campina Grande.

O coordenador diocesano da Juventude, o Padre Rodolfo Lucena falou sobre a importância deste momento: “foram dias de crescimento e aprofundamento. Estamos investindo muitos esforços na formação de novas lideranças jovens de nossas paróquias para que possam evangelizar outros jovens”.

O Vigário Geral da Diocese, o Padre Luciano Guedes esteve representando o Bispo Diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos e celebrou a Santa Missa da Solenidade de São Pedro e São Paulo.

“Vocês estão de parabéns por terem dito SIM ao chamado de Deus para crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo este final de semana”, disse o Padre Luciano aos jovens.

Durante o encontro aconteceram momentos de oração e espiritualidade e também foram trabalhados os seguintes temas:

• Dimensão sócio-transformadora (Caridade);
  • Dimensão missionário-evangelizadora: discípulos e missionários de Jesus Cristo e uma Igreja em saída;
  • A Importância da participação eclesial do coordenador jovem;
  • A formação bíblica do ministério da coordenação;
  • A importância da formação integral na vida do grupo;
  • O coordenador e a preparação da reunião;
  • O coordenador e o planejamento pastoral;
  • Definição da palavra “líder”;
  • A espiritualidade cristã de um coordenador;
  • Teologia do corpo;
  • A prevenção contra o suicídio;
  • O sentido da vida;
  • Sínodo da Juventude: Os jovens, a fé e o discernimento vocacional;
  • Exortação Apostólica Pós Sinodal: “Cristo Vive”;
  • Projeto IDE: plano trienal (2018-2020) de evangelização da Juventude do Brasil.

Ao final os jovens foram enviados em missão para suas Paróquias e iniciarão os trabalhos de preparação para a Semana Missionária da Juventude que acontecerá de 20 a 26 de outubro e o Dia Nacional da Juventude – DNJ, em 27 de outubro.

Informações e fotos: Equipe de Comunicação do Setor Diocesano da Juventude.