Seminaristas recebem o Ministério de Acólito

Na manhã desta quarta-feira, 13 de junho, Dom Dulcênio Fontes de Matos presidiu a Santa Missa de encerramento do semestre letivo no Seminário Diocesano São João Maria Vianney. Na ocasião,  5 seminaristas receberam o Ministério de Acólito, que é concedido aos que se preparam para a vida diaconal e sacerdotal.

Segundo o Catecismo da Igreja Católica, em seu parágrafo 2039, “os ministérios devem ser exercidos em um espírito de serviço fraterno e dedicação à Igreja, em nome do Senhor”. Os seminaristas instituídos foram: Danilo César, Henrique Gustavo, Jefferson Barbosa, José de Arimatéia e Wesley Rangel, que fez os agradecimentos em nome dos demais colegas: “Que o ministério de Acólito que hoje nos é conferido nos ajude a dar aos outros o testemunho explícito do amor salvífico do Senhor Jesus, pois Ele nos oferece sua proximidade, a sua Palavra, a sua força, e dá sentido à nossa vida”.

Dom Dulcênio, durante a homilia, falava aos seminaristas e demais presentes sobre as belezas e dificuldades que os vocacionados encontram na caminhada. Além disso, ele frisou os trabalhos envolvendo a juventude e a oração pelas vocações e falou sobre o caminhar na vida sacerdotal. “Em matéria de vocações é preciso ser audacioso e prudente ao mesmo tempo. Audacioso, para se apresentar espontaneamente e manifestar o desejo de ser padre, sem pressão, obviamente. E prudente, quanto à saúde, pois precisa ter energia para o trabalho; quanto à inteligência, dedicando-se aos estudos para que não lhe falte a capacidade intelectual; quanto à índole, ao bom senso, equilíbrio mental e emocional, que um diretor de almas – que é um padre – não pode deixar de possuir. E, finalmente, quanto à piedade, à virtude de religião, à consciência reta, à fé simples e à caridade sincera”, pontuou o Bispo.

Pascom Diocesana
Fotos: Márcia Marques

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Facebook

Share This

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.



You have Successfully Subscribed!