Seminário diocesano inicia a Semana Teológica 2015

Atualizado em 25/06/19 às 12:442 minutos de leitura358 views

O Seminário diocesano abriu na noite desta terça-feira (28) a Semana Teológica 2015, que este ano traz como tema  “Caridade e Misericórdia”. Durante esta semana serão discutidas temáticas relacionadas a doutrina social da Igreja, além de apresentações culturais e lançamentos de livros. A semana teológica é uma parceria do Seminário com a Diocese de Campina Grande, juntamente com a Editora Paulinas, Paulus e Vozes e a faculdade Claretiano.

A solenidade de abertura contou com uma apresentação cultural do Coral da Facisa, seguida de uma fala inicial do reitor do Seminário, Pe Aldevan Guedes, dando início a Semana Teológica. Logo após, o Bispo Diocesano, Dom Manoel Delson, abriu oficialmente a semana teológica, destacando a doutrina social da Igreja e a realidade das pastorais sociais na Diocese de Campina Grande. “A Integração entre fé e vida só acontece através da caridade, se não temos clara essa percepção excluímos boa parte da sociedade”, pontuou Dom Delson.

A Semana teológica teve como primeiro conferencista o Diácono e advogado Francisco das Chagas Teixeira de Araújo, da Arquidiocese de Natal, com o tema  “O Evangelho que se faz carne no serviço da Caridade”.  Durante suas explanações o diácono lembrou alguns discursos do Papa Francisco tratando da doutrina social da Igreja. “O Papa Francisco diz que temos que sair um pouco de nós e ir até o outro. É preciso sentir a carne que dói em nosso irmão,a verdadeira pastoral social se alimenta da Palavra de Deus. O agente de pastoral é chamado a assimilar o gosto da cruz”, afirmou o palestrante. Após a conferência houve a apresentação do livro “Igreja, mistério e missão”, do Prof. Severino Gomes de Souza Filho.

A programação desta quarta-feira tem início às 8h, com uma conferência do Prof. Me Pe.Elias Ramalho, com o tema “Caridade e documento de Aparecida”. Às 9h15  o conferencista será o Dr Diácono Alder Júlio Ferreira Calado com a temática “A contribuição socioambiental do Papa Francisco ao planeta e a humanidade”. Ainda na parte da manhã haverá a apresentação de dois projetos de Pesquisa dos seminaristas Rodolfo Figueroa Lucena e Marcos Silva Souza, com os temas “Laudato Si: Um paradigma da Justiça” e “A igreja ‘em saída’: a perspectiva da evangelização” respectivamente, marcadas para iniciar ás 10h30. Após as apresentações haverá plenárias.

A programação á noite têm início ás 19h30, com uma mesa redonda com Prof.Me. Pe. Elias Ramalho, Diác.Dr. Alder Júlio e Roberto Jefferson, com o tema “Evangelii Gaudim e a dimensão social da evangelização”, encerrando com plenária e apresentação cultural. A programação segue até esta quinta-feira (28), e as inscrições podem ser feitas no local.