Retiro do Clero: último dia

Nessa quinta-feira (11), último dia do retiro do clero, os padres foram convidados pelo pregador, Dom Mariano Manzana, a repensarem os efeitos do Santíssimo Sacramento em suas vidas, durante preparação para o momento de adoração a Jesus Eucaristia, ocorrida às 11h, na capela maior do convento Santo Antônio, em Lagoa Seca.

O bispo de Mossoró lembrou que, “a Igreja celebra a Eucaristia, mas é a Eucaristia que faz a Igreja” (Henri Lubac, Teólogo). Por isso, “começar do começo”, como disse o Papa Bento XVI, é, acima de tudo, colocar a Eucaristia no centro da Igreja.

Em seguida, Dom Mariano lembrou ainda quatro palavras que podem ajudar a viver a Eucaristia: Memória, Sacrifício, Sacramento da Igreja e Eternidade. Fazer memória é atualizar o mistério fazendo tudo como Jesus fez, usando os mesmos gestos, matéria e palavras da última ceia; o aspecto do sacrifício atualiza o que Jesus fez na cruz, e que foi antecipado na última ceia, é sentir presente os mesmos efeitos; é também Sacramento da Igreja, seu povo santo que se reúne ao redor da Eucaristia como aconteceu com Jesus e os doze; enfim, é celebrada na perspectiva da eternidade, ou seja, com abertura escatológica em vistas da festa eterna na Casa do Pai.

Finalizando a meditação sobre a Eucaristia, o assessor do retiro leu o testemunho de um Cardeal vietnamita Francisco Xavier Nguyen Van Thuan que foi mantido prisioneiro pelo regime comunista durante 13 anos, 9 dos quais em total isolamento, mas não ficou de “braços cruzados” esperando a libertação; ao contrário, com a criatividade própria do amor, fez-se amigo dos carcereiros, construiu para si um crucifixo, celebrou a Eucaristia clandestinamente e escreveu três livros. Depois de uma vida luminosa, morreu vitimado pelo câncer em setembro de 2002.

O Retiro do Clero 2019 foi concluído no início da noite com a Celebração Eucarística presidida, por Dom Dulcênio, bispo diocesano, e concelebrada pelo bispo de Mossoró, Dom Mariano Manzana, padres e diáconos diocesanos.

Informações: Pe. Márcio Henrique/ coordenador diocesano da Pascom

Fotos: Pe. Haroldo Andrade / Alexander

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.



You have Successfully Subscribed!

Share This