Quem dera que todo o povo de Deus profetizasse!

Hoje Jesus continua a ensinar aos seus discípulos. Marcos reuniu em seu Evangelho (cf. Mc 9, 38-48) um conjunto de “ditos” de Jesus para dizer que em seu Reino toda pessoa que em seu nome faça as obras que Ele faz, é contado entre seus discípulos. E também que só o que for causa de escândalo será excluído.

A comunidade cristã primitiva e já antes a comunidade judaica do deserto estão marcadas pela intolerância exclusivista no que diz respeito a quem não pertence ao próprio grupo seja por parte de Josué (cf. Nm 11,25-29) seja por parte do Apóstolo João: “Mestre, vimos que um homem expulsar demônios em teu nome, mas nós o proibimos, porque ele não nos segue”. (Mc 9,38) Ora, Moisés recebeu do Senhor, a ordem de transferir parte de sua graça espiritual a setenta anciãos para que lhe ajudassem a instruir e governar o povo, porém dois que não estavam presentes neste ato receberam assim mesmo o dom do Espírito e começaram a atuar com aqueles outros. Josué que tinha um caráter impetuoso como o de João, pediu a Moisés que aqueles dois deixassem de profetizar. A resposta da Moisés foi magnífica: “Quem dera que todo o povo do Senhor fosse profeta, e que o Senhor lhe concedesse o seu espírito!” (Nm 11,29)

Quem dera que todo o povo de Deus profetizasse! Este profetismo que Moisés sinaliza está bem desenhado pelo Concílio Vaticano II que apresenta a Igreja como “povo de Deus” e sinal, “Sacramento da Reconciliação” para toda a humanidade, pondo em relevo a condição profética de todos os cristãos batizados. Somos um povo de Profetas. O que o Senhor fez, retirando uma parte do Espírito que estava em Moisés tem plena realização no nosso Batismo. É-nos comunicado o Espírito de Deus em Jesus Cristo de modo que todo cristão tem esta condição já que participa da missão profética de Jesus, como membro do seu corpo, sua Igreja.

O profeta não é um adivinho, nem um visionário que anuncia coisas que vão acontecer no futuro, mas alguém que ajuda a descobrir a presença Deus ou onde estão as suas pegadas no mundo e, com o testemunho de sua vida, chama atenção para que seus contemporâneos encontrem essa presença do Absoluto que continua falando-nos nos ambientes mais insuspeitos. O profeta é aquele que fala em nome de Deus, seu porta-voz, fazendo eco dos seus ensinamentos pela vida e pela palavra oportuna. O profeta põe em destaque qual é o projeto de Deus para a humanidade e por onde vão hoje os seus desígnios de salvação.

Jesus descobre em sua vida pública um novo modo de ser profeta fundado no poder de todo homem e mulher para mudar o mundo vencendo o mal com a força do bem. É uma forma de “fazer milagres” e “expulsar demônios” porque todos temos a possibilidade de dar o melhor de nós mesmos trabalhando por um mundo mais justo e humano sinal do Reino de Deus. Neste sentido todos somos agentes desta transformação ainda que não estejamos “inscritos” em um determinado grupo de ação pastoral. É que nenhum grupo humano por mais elevado que seja tem a exclusividade e o monopólio de fazer o bem. É a grande esperança que nos dá Jesus ao dizer que aquele que estava fazendo o bem “não é dos nossos”, mas não o proibais, “pois ninguém faz milagres em meu nome para depois falar mal de mim”. (Mc 9,39)

Ninguém possui o privilégio exclusivo do bem. Quando encontramos uma pessoa disposta a fazê-lo, demos graças a Deus e animemo-la a continuar fazendo. O bem sempre é obra de Deus. Todos os esforços na luta pela libertação e pela dignidade humana onde quer que seja, nos fala do amor de Deus pela humanidade e de sua ação libertadora frente às vitimas do ódio, da exploração, do desprezo, da discriminação injusta, do preconceito, e da falta de amor.

O Evangelho nos diz que qualquer ato, qualquer gesto, por menor que seja, como o de dar um copo d’água a quem tem sede não ficará sem recompensa (cf. Mc 9,41), porque sempre será o sinal do seguimento de Cristo e do amor de Deus, uma mediação na implantação do seu Reino. Pensemos em tantas obras assistenciais da Igreja ou das comunidades cristãs, para muitos o único sinal visível da presença de Deus na Igreja institucional. È certo que é como um copo d’água, é pouca coisa, talvez por isso mesmo é sinal, algo aparentemente sem importância mas não carente de valor. Daí porque Jesus escolheu como exemplo demonstrativo, porque nosso Deus se ocupa das necessidades aparentemente pequenas ou insignificantes de seus filhos e filhas.

Continuando Jesus fala do mal, nos advertindo da força do mal sempre possível em nós: “Se alguém escandalizar um destes pequeninos que creem, melhor seria que fosse jogado no mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço”. (Mc 9, 42) A linguagem metafórica é dura, nos fala de ser intransigentes quando alguém é causa de escândalo. “Escândalo” etimologicamente significa a colocação de uma pedra como obstáculo para impedir a passagem, portanto fazer tropeçar, ocasião de queda ou obstáculo. Escandalizar os pequenos é ser motivo para que eles se desviem do caminho e percam a fé em Deus. Quem faz isso, recebe como sentença, um castigo romano terrível que se prolongava até “post mortem”: Afogar o escandalizador no fundo dos mares de tal modo que o cadáver não pudesse flutuar para ser sepultado. Por que tanto rigor?

Nos evangelhos a expressão “pequenos” às vezes indica “as crianças”, porque as crianças pertenciam à categoria dos “pequenos”, dos excluídos; outras vezes indica setores excluídos da sociedade. Mas, seja o que for o que está claro é o contexto de exclusão vigente da época, e a imagem que as primeiras comunidades tinham de Jesus: Jesus se identifica com os pequenos! Para Jesus as relações intra-eclesiais, têm que reger-se pelo mandamento do amor. A caridade pastoral, esse amor-serviço se expressa nas pequenas coisas, ou até insignificantes, do dia a dia, como por exemplo, dar um copo d’agua. Mas, outra forma de viver a caridade é evitando o escândalo. Por amor ao irmão se deve estar disposto a acabar com qualquer coisa que o possa prejudicar.

Este texto é aplicado com frequência para assinalar o cuidado que devemos ter com a criança, com o menor de idade, hoje por desgraça é um tema da atualidade pelos casos de pedofilia. Mas, não devemos restringir sua intencionalidade. Jesus quer dizer que todos somos responsáveis pela fé dos outros e devemos cuidar dela. Hoje, em muitos lugares, os pequenos, os pobres, muitos deles abandonam a Igreja católica e as igrejas tradicionais da reforma e vão a outros grupos religiosos. Antes de acusar os que pertencem a estes grupos é bom nos perguntar: Por que saíram de nossa casa? Se saíram, não é porque não se sentiam em casa conosco? Algo nos falta. Até que ponto somos culpados? Mereceríamos nós a corda e a pedra no pescoço? Mas, poderão essas pedras de escândalo vir de dentro da própria comunidade?

Pe. José Assis Pereira Soares

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Facebook

Share This

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.



You have Successfully Subscribed!