Porta da Misericórdia é aberta na cidade de Esperança

Atualizado em 25/06/19 às 12:352 minutos de leitura371 views
  No dia 1º de janeiro de 2016, dando início às festividades de Nossa Senhora do Bom Conselho, Padroeira da cidade de Esperança, Dom Manoel Delson realizou a Solenidade de Abertura da Porta Santa da Misericórdia para a Forania do Brejo. As Portas Santas estão sendo abertas nas Catedrais, Santuários e Igrejas determinadas pelos bispos diocesanos a pedido do Papa Francisco para o ano da Misericórdia (8/12/2015 a 20/11/2016). Segundo o Papa, em sua Bula de Proclamação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia - Misericordiae Vultus, "será então uma Porta da Misericórdia, onde qualquer pessoa que entre poderá experimentar o amor de Deus que consola, perdoa e dá esperança." [caption id="attachment_2978" align="alignright" width="273"]porta santa em esperança Foto: Pascom Esperança[/caption] Entre tantas Portas Santas abertas em todo o mundo, a que está situada da Igreja Matriz de Esperança é o lugar para onde a população das paróquias da Forania do Brejo devem peregrinar. A peregrinação faz parte dos ritos propostos pelo papa para o Ano Santo e as paróquias, lideradas pelo pároco, organizarão estes momentos ao longo do ano. Ainda segundo o documento Misericordiae Vultus "a peregrinação é um sinal peculiar no Ano Santo, enquanto ícone do caminho que cada pessoa realiza na sua existência. [...] Também para chegar à Porta Santa, tanto em Roma como em cada um dos outros lugares, cada pessoa deverá fazer, segundo as próprias forças, uma peregrinação. Esta será sinal de que a própria misericórdia é uma meta a alcançar que exige empenho e sacrifício. Por isso, a peregrinação há de servir de estímulo à conversão: ao atravessar a Porta Santa, deixar-nos-emos a ser misericordiosos com os outros como o Pai é conosco.” As festividades de Nossa Senhora do Bom Conselho na cidade de Esperança devem acontecer até o próximo dia 10. Veja a programação na Página da Paróquia.   PORTAS DA MISERICÓRDIA A Diocese contará com 10 Portas Santas para contemplar as populações da cidade de Campina Grande e das demais Foranias que subdividem a Igreja Particular: - Catedral de Nossa Senhora da Conceição (Centro) - Santuário de Nossa senhora dos Milagres (São João do Cariri – Forania Cariri 1) - Igreja de Nossa Senhora do Bom Conselho (Esperança – Forania do Brejo) - Igreja de Nossa Senhora da Guia (Queimadas - Forania Agreste) - 20/01 – Igreja de São Sebastião (Picuí – Forania do Curimataú) - 10/02 – Igreja Santuário do Sagrado Coração de Jesus (Catolé – Forania Cidade) - 14/02 – Igreja de N. Sra. das Dores  (Monteiro – Forania Cariri 2) - 14/02 – Igreja de Santa Ana (Soledade – Forania Sericar) - 13/03 – Santuário da Divina Misericórdia (Cuités – Forania Cidade) - (A definir) Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Bodocongó – Forania Cidade)