Pastoral Presbiteral a favor da unidade e da fraternidade

Atualizado em 25/06/19 às 12:582 minutos de leitura353 views

Cuidado, acompanhamento pessoal e comunitário, integral e orgânico que uma Igreja particular oferece aos seus pastores. Este é o objetivo da Pastoral Presbiteral nas  Dioceses. Com a intenção de promover fraternidade, solidariedade, amizade e espiritualidade entre os presbíteros, a Pastoral foi criada na Diocese de Campina Grande durante o pastoreio de Dom Luís Gonzaga Fernandes, então bispo diocesano. Na época, alguns participavam de encontros formativos a nível regional e nacional que abordavam esta temática. Responsável pela Pastoral na Forania Cidade e também representante do clero diocesano, o Pe. Aparecido Camargo, pároco de Santa Rosa de Lima (bairro Santa Rosa), ressalta que os principais responsáveis pela pastoral são os próprios presbíteros. “O apóstolo Paulo convida Timóteo a reavivar o dom de Deus que está nele. Assim, cada presbítero deve olhar para dentro de si e lembrar-se do dom do sacerdócio para que, em comunhão, nos dediquemos plenamente ao ministério de pastores que Deus e a Igreja nos confiaram”, explica o sacerdote.

Com encontros a cada dois meses nas Foranias, os presbíteros discutem e planejam as atividades pastorais, promovendo a unidade e trocando experiências. Nas reuniões são discutidas as questões pastorais e administrativas, além de momentos de  espiritualidade e formação para os presbíteros. “Nós, como discípulos, necessitamos de formação permanente. A Pastoral quer motivar essa formação permanente e a necessidade de criar um corpo presbiteral em unidade”, pontuou Pe. Aparecido.

ATIVIDADES EM 2015

Um encontro formativo para o Clero, realizado de 11 a 13 de maio, trouxe um aprofundamento sobre a dimensão humano-afetivo dos presbíteros. A programação também contou com um momento em que os sacerdotes discutem questões administrativas das paróquias. Além deste encontro, entre os dias 13 a 17 de Julho acontece o retiro anual do clero, que vai acontecer na cidade de Fortaleza. No dia 3 de Agosto, véspera de São João Maria Vianney, padroeiro dos presbíteros, haverá um dia dedicado ao lazer dos sacerdotes.

Além do Pe. Aparecido mais outros seis padres representam a Pastoral nas demais Foranias: Pe. Fagner Wellington (Agreste), Pe. Adeildo Ferreira(Brejo), Pe. Antônio Anchieta (Curimataú), Pe. André Morais (Sericar), Pe. Francisco Evaristo (Cariri 1) e Pe. Severino Albino (Cariri 2).

(Matéria publicada originalmente em O Arauto, edição de maio de 2015)