Pastoral da Saúde faz campanha para montar Casa de Acolhida

Atualizado em 25/06/19 às 12:122 minutos de leitura400 views
A Pastoral da Saúde da Diocese de Campina Grande está desenvolvendo uma campanha solidária para estruturar a Casa de Acolhida Nossa Senhora Rosa Mística. Trata-se de um novo projeto da Pastoral, que visa acolher acompanhantes de pessoas hospitalizadas, ou quem precise passar o dia na cidade para tratamento médico, e não tenha condições de alimentar-se ou pousada para descanso. A casa fica próxima ao Hospital da FAP e também será local de capacitação e auxílio para as famílias carentes da comunidade. Segundo o Pe. Paulo Sérgio, que acompanha e coordena a Pastoral da Saúde, as realidades encontradas nos hospitais são desoladoras. “A gente encontra, durante as visitas, pessoas que vem acompanhando parentes e não tem, sequer, uma escova de dente, não tem nada para lanchar, não tem apoio para nada. Outras que vem de longe e precisam ficar na cidade para realizar exames muito cedo da manhã, então acabam dormindo ao relento, com fome e com frio. Nós não podemos só olhar, precisamos agir. Então a Pastoral alugou esta casa, está precisando estruturá-la para acolher dignamente estas pessoas. Lá elas terão roupa, comida, um local para descansar ou passar a noite se for preciso”, relata o sacerdote. A Casa de Acolhida será, também, um lar de comunhão e ação fraterna coletiva. “A Casa não terá funcionários. A Comunidade será responsável (algumas pessoas já estão acompanhando) e as pessoas que precisarem do abrigo também. Todos juntos farão a comida, a limpeza... é uma forma de cuidar uns dos outros, no exercício da fraternidade e da ação em coletividade”, explica Pe. Paulo. “Os agentes da Pastoral da Saúde também estarão neste mutirão e continuará fazendo o seu papel de levar o auxílio espiritual e encaminhando as demandas que forem aparecendo”. O aluguel da Casa será pago com a ajuda solidária. “Tudo o que tem e terá na casa é fruto da generosidade e da misericórdia. Confiamos na Providência Divina e no amor das pessoas, que se sensibilizam com a causa”. DOAÇÕES Todas as doações podem ser entregues diretamente na Casa de Acolhida ou os doadores podem entrar em contato com o Pe. Paulo Sérgio (98652-6508) ou com Dulce Gomes (99657-7607). Além de dinheiro, para manter aluguel, água e energia, os itens essenciais e de primeira necessidade são as seguintes: alimentos não perecíveis, perecíveis (frutas, carne, verduras...), leite em pó, água mineral, roupas, material de higiene pessoal e material de limpeza. Abaixo, relações de donativos necessários para estrutura e manutenção da casa:
MÓVEIS / ELETROS
Geladeira
Fogão
Guarda-roupa
Mesa
Cadeiras
Sofá
Beliche
Colchões
Ventilador
Liquidificador
UTENSÍLIOS
Filtro
Suporte para garrafão (água mineral)
Panelas
Pratos, copos e talheres