Pastoral da Aids: luta contra ignorância e preconceito

Atualizado em 25/06/19 às 12:372 minutos de leitura369 views

No dia 1º de dezembro é celebrado o Dia Mundial de Combate a Aids, momento forte de conscientização, incentivo ao diagnóstico e combate ao preconceito. Por mais que existam campanhas, ainda é alto o número de novos infectados. Só no Estado da Paraíba, de acordo com dados do Ministério da Saúde, em três anos houve um crescimento no número de casos de HIV/Aids. Enquanto em 2013 foram registrados 409 casos, em 2015 já são 672 os confirmados. Ano passado, 110 pessoas morreram em decorrência do HIV.

Na diocese de Campina Grande, a Pastoral da Aids vem realizando um trabalho intenso com atividades constantes, levando informação à sociedade e ajudando os soropositivos a conviverem com a doença. Além disso, a Pastoral tem atuação política na luta pelos direitos dos portadores do HIV, visando dar-lhes acesso ao tratamento, apoio de mobilidade e psicológica.

Ao contrário do que se imagina, ainda há muita ignorância e preconceito com relação a Aids. As pessoas infectadas sofrem ao receber o diagnóstico e escondem o fato de seus familiares e amigos. Remando contra esta maré desumana, a Pastoral da Aids oferece apoio aos que recebem o diagnóstico, realizando reuniões bimestrais. “Nós acolhemos as pessoas que se descobrem soropositivas para dizer a elas que não é o fim, mas o início de uma vida diferente, com mais cuidado, mais zelo com a saúde. Conversamos muito, falamos de seus direitos para que ela se conscientize e seja protagonista da sua própria história, superando o preconceito para viver dignamente”, explica Socorro Nóbrega, coordenadora diocesana da Pastoral da Aids.

[embed]http://www.youtube.com/watch?v=NOduO2g_KS8[/embed]

A Pastoral também atua junto às famílias das pessoas infectadas, pois, em muitos casos, a família não sabe como reagir diante da notícia e acaba agindo de forma dura e preconceituosa. “É triste saber que as pessoas que se descobrem com Aids sofrem exclusão social. E quando essa exclusão é familiar é ainda mais cruel. Então a Pastoral tem esta missão de ajudar as famílias a entenderem esse novo tempo e redescobrirem, juntas, o amor e os laços que as unem”, conta.

“É possível conviver com o vírus da Aids e levar uma vida normal”, é o que garante Socorro Nóbrega, que convive com o vírus há 16 anos. “A partir da fé em Deus, da adesão ao tratamento, se amando, se respeitando, cuidando de si e assumindo a responsabilidade de não infectar mais ninguém”, afirma ela, lembrando a importância do diagnóstico. “Faça o teste”!

As reuniões da Pastoral da AIDS acontecem na Catedral de Nossa Senhora da Conceição sempre no último sábado de cada mês. As pessoas que desejarem outras informações, podem entrar em contato com Socorro Nóbrega através do telefone (83) 98831 9020 ou através do email pastoraldaaids_campinagrande@hotmail.com .