Pascom produz série de vídeos para falar sobre Fake News

Um dos assuntos mais discutidos no mundo, atualmente, é a propagação e malefícios das notícias falsas, as chamadas Fake News. Elas são tema da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, a ser comemorado no próximo dia 13 de maio: “A verdade vos tornará livres (Jo 8,32). Fake News e jornalismo de paz”.

Para marcar a data, a Pastoral da Comunicação da Diocese de Campina Grande produziu uma série de vídeos, onde são abordadas todas as faces da propagação destas informações inverídicas.

“A ideia é trabalhar a conscientização da população, para que todos se sintam verdadeiramente responsáveis pela propagação da verdade e do combate às fake News, que trazem tantos prejuízos pessoais e sociais”, explica Pe Márcio Henrique, coordenador diocesano da Pascom.

No primeiro vídeo da série, divulgado nesta segunda feira, Dom Dulcênio Fontes de Matos, Bispo Dioceano, fala em Fake News e Comunicação de Paz. “Quando compartilhamos notícias falsas estamos semeando mentiras, fomentando o ódio, destruindo vidas. Então, meus irmãos, precisamos sempre estar atentos”.

Confira o vídeo:

O segundo vídeo, publicado nesta terça (8), a jornalista Márcia Marques, membro da Pascom Diocesana, fala sobre Fake News e defesa da vida. “Quando compartilhamos uma notícia sem saber se ela é verdadeira ou não, e essa notícia difama alguém, essa pessoa pode ter a vida destruída, pode ser até morta, como já aconteceu no nosso país”.

Confira o vídeo

Até o fim da semana novos vídeos serão publicados. Inscreva-se no Canal da Diocese no Youtube e receba os vídeos assim que forem publicados. O material também está sendo compartilhado na Fanpage da Diocese no Facebook.

Pascom Diocesana