Paróquia Nossa Senhora da Guia realiza 7ª Cavalgada e Missa pelos vaqueiros e agricultores

A comunidade católica do município de Queimadas, no agreste paraibano, viveu um momento de fé especial na manhã do último domingo, dia 23. Foi realizada, pelo sétimo ano consecutivo, a Missa e cavalgada pelos vaqueiros e agricultores da região, organizada como parte da programação da Festa de Nossa Senhora da Guia.

O dia começou com café da manhã na Capela São José, no bairro do Cruzeiro, e animação musical do Trio Caipira. Em seguida, os vaqueiros seguiram em procissão com a imagem de Nossa Senhora da Guia até a Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no sítio Pedra do Sino, onde houve a Celebração Eucarística presidida pelo Padre Jan Joris, da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e São Bento, em Cabaceiras/PB.

Padre Jan Joris preside a missa da cavalgada há seis anos. Paramentado com vestimentas características para a celebração, ele lembrou o fundador de Queimadas, Pascácio de Oliveira Ledo, que também era vaqueiro, e ressaltou que momentos como este são “propícios para dizer ao homem do campo o quanto ele é importante. Ele responsável por nossa alimentação, pela natureza, e é uma forma de agradecê-lo”, frisou o padre.

As mulheres vaqueiras também marcaram presença, como Verônica Valentim, do Sítio Guritiba, que participou pela primeira vez da cavalgada. Ela considera a cavalgada “uma oportunidade de reunir famílias e conhecer pessoas de outros lugares, e isso faz com que o percurso não seja tão cansativo”. Após a missa, houve o sorteio de uma sela e feijoada para os participantes.

Texto: Pascom da Guia