Paróquia de São Sebastião, em Lagoa de Roça, terá encenação da Paixão de Cristo

Atualizado em 25/06/19 às 13:171 minuto de leitura339 views

É antiga a tradição de grupos teatrais ligados às Paróquias realizarem a encenação da Paixão de Cristo. São os momentos mais profundos da vida de Cristo que dão sustentação a toda nossa fé, a morte de cruz e ressurreição, apresentados de forma artística por pessoas da própria comunidade. O Grupo Teatral da Paróquia de São Sebastião de Lagoa de Roça resolveu retomar esta tradição, que estava adormecida na Paróquia. Na Sexta-Feira Santa, dia 3 de abril, o grupo fará uma apresentação na Praça da Igreja Matriz às 19h.

O coordenador do Grupo Teatral, o jovem André Silva, diz que o grupo existia mas há alguns anos os integrantes foram se dispersando. Ano passado ele teve a iniciativa de montar um novo grupo e algumas encenações já foram apresentadas. “Os trabalhos com a equipe nova vem sendo desenvolvido de modo devagar desde ano passado, quando realizamos a 1ª Via Sacra, encenada pelas ruas do município, na Sexta-feira Santa às 5h da manhã. Daí os jovens ficaram entusiasmados e fizemos a encenação do nascimento de Jesus no Natal de 2014, encenando o nascimento de Jesus durante partes da celebração de Natal, desde a anunciação até o nascimento do Menino Jesus. A comunidade de modo geral sempre nos prestigia e apoia o grupo. E agora nesse ano de 2015 estamos com esse novo desafio que é de encenar a Paixão de Cristo, onde iremos apresentar desde os milagres de Jesus até sua ressurreição”, explicou o jovem.

Como acontece em outras realidades paroquiais, o grupo é formado por jovens integrantes de grupos de Crisma, EJC, Liturgia, entre outros. “Nenhum é ator profissional, são todos empenhados em fazer o melhor, ajudando na evangelização”, diz André, que participou de cursos de formação em teatro e atua na área desde os 13 anos de idade.

O palco para a Paixão de Cristo será a Praça do Cristo, próximo à Igreja Matriz. Lá acontecerão as cenas iniciais até a condenação de Jesus. Em seguida, a peça continuará de forma itinerante, onde o público irá acompanhar as estações da Via Sacra, culminando com a ressurreição, já dentro da Igreja.