Paróquia de Nossa Senhora das Mercês completa 218 anos de fundação, conheça a história

Postado em 12/08/19 às 15:202 minutos de leitura728 views
Conheça um pouco da História. A fundação da cidade de Cuité cabe ao coronel de milícias Caetano Dantas Correia, que juntamente com sua esposa dona Josefa de Araújo Pereira, doou meia légua de terras (300 hectares) nas proximidades do Olho D'água do Coité, passando no meio da lagoa, com divisória em pedras e chegando até a atual rua 7 de Setembro, para constituição do patrimônio de uma capela, que pretendiam erigir com invocação a Nossa Senhora das Mercês. A referida escritura de doação, datada de 17 de julho de 1768, foi lavrada na povoação de Nossa Senhora do Bom Sucesso do Piancó, pelo escrivão Antônio Gonçalves Reis de Lisboa. Em 12 de agosto de 1801, os moradores da Serra do Cuité, reuniram-se na Vila de Mamanguape, em casa do vigário João Feijó e na presença do Padre João Francisco Fernandes, assinaram um termo, no qual, se obrigavam a sustentar seus párocos, tomando por base por base os princípios estabelecidos na freguesia de Nossa Senhora Santana, Sediada na Vila Nova do príncipe (atual município de Caicó, no Rio Grande do Norte), da qual seria desvinculada a nova sede paroquial. A paróquia Nossa Senhora das Mercês de Cuité é a segunda mais antiga pertencente à Diocese de Campina Grande, superada apenas pela catedral de Nossa Senhora da Conceição de Campina Grande de 1779. A criação se deu em 12 de agosto de 1801, tendo seu primeiro vigário nomeado neste mesmo dia, mês é ano - Pe. Manuel Fernandes Pimenta. A Matriz de Nossa Senhora das Mercês foi inaugurada em 27 de fevereiro de 1947, portanto, completou 70 anos de existência em 2017. Neste período o padre era João de Barros. A Paróquia hoje. A paróquia possui atualmente 21 comunidades, sendo elas, São José, Santo Antônio, Santa Terezinha, São Francisco, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Graças, São José (Distrito do Melo), Santa Luzia (sítio Cabaças), São Francisco (sítio Cabaças), São José ( sítio Batentes), Nossa Senhora das Dores (Sítio Olho D'água do Palmeira), Divino Pai Eterno (Sítio Jucá), São Pedro (Sítio Bujari), São Roque (Campo Comprido), Nossa Senhora de Nazaré (Sítio Jacú), São Pedro (Sítio Mari Preto), São Francisco (Sítio Serra do Bombocadinho), Nossa Senhora Aparecida (Sítio Muralhas), Sagrado coração de Jesus (Sítio Canoinha), Oratório (São Manoel da Paciência). A cidade de Cuité possui 5 padres filhos da terra, São eles, Pe. Josandro de Macêdo, Pe. Thiago de Macêdo, Pe. José Daniel, Pe. José Hermes e Pe. Pedro. Atualmente, temos um seminarista no Propedêutico, José Álex, e um Diácono, Arimatéa Júnior, prestes a ser ordenado Presbítero. Atualmente a Paróquia têm sido pastoreada, por 2 padres, O pároco, Pe. Severino Firmino e o Vigário, Pe. Bruno.
Por: Josielma Queiroz/ Pascom Nossa Senhora das Mercês