PADRES EM RETIRO: Primeiro Dia

Postado em 08/07/19 às 22:061 minuto de leitura437 views
Teve ini?cio a?s 18h30, nesta segunda (08) o Retiro Espiritual do Clero da Diocese de Campina Grande, na cidade de Lagoa Seca, Convento Santo Anto?nio (Ipuarana) com a presenc?a dos Bispos Dom Dulce?nio Fontes de Matos (Campina Grande-PB), Dom Mariano Manzana (Pregador - Mossoro?), padres e dia?conos. Apo?s o jantar de recepc?a?o, preparado pela acolhedores anfitrio?es da Casa, os Frades Franciscanos, o Clero fez a primeira orac?a?o que convidava os padres a “redescobrirem a vocac?a?o... o padre na?o esta? nesta caminhada por acaso”, dizia o texto inicial do Ofi?cio. Em seguida, meditou-se um trecho da Primeira Carta Sa?o Pedro (5,1-4), que fortemente admoestou os presentes com palavras admira?veis: “Cuidem do rebanho de Deus que lhes foi confiado, na?o por imposic?a?o, mas de livre e esponta?nea vontade, como Deus o quer; na?o por causa de lucro sujo, mas com generosidade; na?o como donos daqueles que lhes foram confiados, mas como modelos para o rebanho”. Ao final, todos receberam as be?nc?a?os do Bispo Dom Dulce?nio que acolheu a todos desejando um frutuoso retiro e pedindo aos seus padres que “estivessem, de fato, para rezar”. Tambe?m foi a oportunidade de Dom Mariano ser apresentado e proferir suas primeiras palavras como pregador. Este, lembrando o texto de Lc 19,31 que faz alusa?o a entrada de Jesus em Jerusale?m carregado por um jumentinho, fez a seguinte comparac?a?o: “Aquele jumentinho que levou Jesus a Jerusale?m na?o era ele o mais importante, o mais importante ia montado sobre ele, Jesus. Assim sou eu, na?o sou o mais importante, vim aqui humildemente para trazer o que ha? de mais importante que e? a Palavra de Deus”.