Ordenação de Diáconos Permanentes marca reabertura da Escola Diaconal Diocesana

Atualizado em 25/06/19 às 13:271 minuto de leitura319 views
O último sábado, dia 3, foi um dia que marca a história da diocese de Campina Grande. Sob a imposição das mãos e oração de dom Manoel Delson, foram ordenados 3 Diáconos Permanentes para o serviço à Igreja. Antônio Lisboa, Antônio Alves e Ednaldo Pereira são os primeiros Diáconos Permanentes ordenados nesta Igreja Particular após 45 anos. A ordenação destes novos diáconos, realizada na Catedral de N. Sra.  da Conceição, marca também a reabertura da Escola Diaconal Diocesana, que passará a funcionar a partir de fevereiro. Os Diáconos Ordenados neste sábado já haviam passado pela formação em outras dioceses. Antônio Lisboa fez sua preparação na diocese de Caicó e é membro da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, em Campina Grande. Antônio Alves, que vem da cidade de Santo André, paróquia de São José (Juazeirinho), fez sua formação na Arquidiocese da Paraíba. Ednaldo Pereira, da Paróquia de N. Sra. do Bom Conselho, em Esperança, fez sua formação na Escola Diaconal de Guarabira. Os Diáconos Permanentes são representantes dos Párocos e do Bispo, atuando nas comunidades ministrando os sacramentos do Batismo, Matrimônio, assistindo os enfermos com o viático, celebrando a Liturgia da Palavra, pregando, evangelizar e catequizando. Porém, não podem, ao contrário do sacerdote, celebrar o sacramento da Eucaristia (Missa), confessar nem administrar a unção dos enfermos. Os diáconos não vivem o celibato, são homens casados que estão a serviço da Igreja.   ESCOLA DIACONAL DIOCESANA   A ordenação, como já foi dito, marcou também a reabertura da Escola Diaconal Diocesana. Nos últimos meses aconteceu um período de discernimento vocacional com aproximadamente 35 aspirantes, indicados pelos párocos. Após uma seleção realizada pelos padres que estão à frente da Escola, Pe. Assis Soares e Pe. Raniery Alves, juntamente com Dom Manoel Delson, 27 candidatos formarão a primeira turma de formação, que iniciará suas atividades no próximo mês de fevereiro. Os diáconos permanentes, recém ordenados, serão colaboradores da Escola Diaconal Diocesana, seguindo uma orientação da CNBB e da CND (Comissão Nacional dos Diáconos) que explica que deve haver um diácono permanente na Comissão organizadora/coordenadora das Escolas Diaconais.