“O mundo precisa que nos apresentemos como discípulos”, diz dom Delson na abertura da 34ª Assembleia de Pastoral

Atualizado em 25/06/19 às 13:372 minutos de leitura366 views
Teve início na noite desta quinta-feira (13) a 34ª Assembleia Diocesana de Pastoral. Com o tema “Igreja missionária a serviço da vida plena para todos”, a assembleia proporciona a reflexão sobre o serviço social da Igreja e a caridade. Os assessores são os Padres Valdir Campêlo e Assis Pereira Soares, que usam como base para suas explanações a exortação apostólica Evangelii Gaudium (Alegria do Evangelho, Papa Francisco) e o documento 100 da CNBB “Comunidade de Comunidades, uma nova Paróquia”.   Para dom Manoel Delson, o cristão precisa abraçar a caridade e o compromisso social como atitudes de evangelização. “O mundo precisa que nos apresentemos como discípulos (...) e encarnemos o dinamismo da caridade na verdade”, disse o bispo. Ele ainda lembrou que a vivência da caridade faz parte da 4ª urgência estabelecida pelo Plano Pastoral Diocesano (tema desta assembleia). Dom Delson ainda reforçou a importância de participar da Assembleia Diocesana, alegando que a participação “fortalece a caminhada da diocese”.   34ADP_noticia2Iniciando os estudos, o Pe. Valdir fez referência ao significado bíblico da pobreza, que se manifesta na pobreza real, espiritual e na pobreza com o compromisso com a realidade. “A pobreza real é um escândalo para o mundo, pois é fruto do mal, da má distribuição da riqueza, da falta de oportunidade, da injustiça. A pobreza espiritual é a ausência de desprendimento material, ausência de colocar-se no lugar do outro, ausência de amor. Já a pobreza de compromisso cabe àquelas pessoas  que, mesmo com um nível cultural elevado, economia estabilizada, não se coloca à disposição dos pobres, não ajuda o pobre a se livrar dessa miséria”, explicou o sacerdote.   A assembleia continua nesta sexta-feira e vai até o sábado ao meio dia. As pastorais sociais estão com produtos artesanais à venda, fruto de seus trabalhos. O Museu Itinerante da Catedral também está montado para que todos tenham a oportunidade de visita-lo, já que sua peregrinação pelas paróquias se encerra na Festa da Padroeira N. Sra. Da Conceição.