Dom Dulcênio peregrina por Diocese Ministrando o Sacramento da Crisma nas Paróquias

Postado em 28/04/24 às 22:4110 minutos de leitura88 views

O Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, teve uma semana intensa com uma série de celebrações de Crisma, em algumas Paróquias da Diocese. Na terça-feira, 23, o Bispo esteve na Paróquia do Rosário, no bairro da Prata, em Campina Grande, quando crismou 150 jovens e adultos; na quarta-feira, 24, o prelado foi à Paróquia de São José, no bairro do José Pinheiro, e lá, crismou 42 pessoas; na Quinta-feira, 25, esteve na Paróquia de N. Sra das Graças, bairro da Liberdade, Festa litúrgica de São Marcos Evangelista, e lá crismou 80 adultos.

Como parte da liturgia do V domingo da Páscoa, o Senhor Bispo presidiu a Crisma em duas Paróquias neste final de semana compreendido entre os dias 27 e 28; no sábado, 27, o Pastor Diocesano esteve na Paróquia da Santíssima Trindade, no bairro do Catolé, onde crismou 73 jovens. No domingo, 28, foi a vez da Paróquia de N. Sra da Luz, precisamente na cidade de Nova Palmeira-PB quando crismou 50 pessoas.

Homilia da Crisma na Trindade no sábado à tarde

Dom Dulcênio abordou profundamente o simbolismo da videira e dos ramos, conectando-o à vida espiritual e ao chamado para frutificar em Cristo. Ele destacou a importância da união com Jesus através da Palavra e dos Sacramentos, ressaltando que somente assim podemos verdadeiramente produzir frutos para o Reino de Deus.

“As Divinas Escrituras e os Sacramentos são promotores da união profunda com Jesus, pois somente eles podem nos levar a Deus de uma forma ordinária e seguramente correta porque partem da fé da Igreja, Esposa de Cristo. O “sentir com a Igreja” é um elemento imprescindível para a nossa união com o Senhor. Se estivermos em suas fileiras, fazendo-o não por conveniência, mas de modo convicto e condigno, estaremos estreitamente unidos ao Salvador que, Nela, nos fala e nos alimenta, doando-nos, continuamente, a vida divina”, pregou.

A analogia do agricultor que limpa os ramos para que produzam mais frutos é muito significativa, mostrando como Deus permite as provações em nossas vidas para fortalecer nossa fé e nos tornar mais fecundos em Seu serviço.

“Ao apresentar-nos o Pai, associando-o nesta alegoria como agricultor, Jesus demonstra-nos o cuidado que Ele tem para com aqueles que estão de alguma forma unidos ao Cristo, Verdadeira Videira. O Divino Agricultor limpa quem produz fruto. Quer dizer, procura os que portam em si frutos abundantes. Percebamos que ele não trata da raiz, que é indefectível, pois é o próprio Jesus, mas somente dos sarmentos, acenando que os discípulos é que necessitam de grandes cuidados”.

O bispo concluiu a sua homilia referenciando à Virgem Maria como o modelo perfeito de quem permitiu que a vida de Cristo frutificasse em seu coração e em seu ventre: “Que, inteiramente abertos ao Cristo Senhor, Videira Verdadeira, deixemos que a Sua suave e fortificante linfa nos preencha para que, como ramos que não temos vida em nós mesmos, mas Nele, possamos produzir frutos abundantes para o bem do mundo, tal como a Virgem Maria que, dando o seu sim, concebeu em seu coração e em seu ventre o Bendito Fruto, Jesus Cristo, Senhor Nosso” findou.

Homilia da Crisma em Nova Palmeira-PB

Com os fiéis da Comunidade de Nova Palmeira, o bispo pregou sobre a importância de viver ligado a Jesus; e destacou que o cristão quando está ligado à Videira que é Cristo, produz frutos para a vida, não se torna um ramo inútil, pelo contrário produzirão muitos frutos.

Jesus se identifica como a "videira verdadeira", e seus seguidores são os "ramos". Nesse sentido, Dom Dulcênio disse que assim como os ramos precisam permanecer ligados à videira para receber nutrientes e produzir frutos, nós também devemos permanecer em Jesus para receber sua vida e produzir frutos para a vida do mundo.

Dom Dulcênio também instruiu aos fiéis acerca das consequências da falta de conexão com Jesus. Os ramos que não permanecem na videira são lançados fora, secam e são lançados no fogo. “O Senhor não nos quer ramos inúteis, nos que estéreis; não nos quer parasitas, pois estamos para dar os frutos da vida da Trindade a este mundo que carece”, disse.

E terminou sua homilia lembrando que é por meio da Palavra que é o próprio Cristo que toda a igreja se purifica; Jesus promete responder às orações daqueles que permanecem nele e em cujas palavras permanecem.

Por: Ascom
Fotos: Pascom Paroquiais

Paróquia do Rosário, bairro da Prata, em CG.

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Paróquia de São José, no bairro do José Pinheiro-CG

Paróquia de Nossa Senhora das Graças, Liberdade-CG

Paróquia da Santíssima Trindade, bairro do Catolé-CG