III Domingo da Páscoa: A mensagem da Paz

Postado em 14/04/24 às 12:004 minutos de leitura49 views


A Santa Missa desse 3º Domingo da Páscoa, na Catedral de Campina Grande, foi presidida pelo Vigário Geral da Diocese e Pároco da Catedral, Padre Luciano Guedes, que contou com a assistência do Diácono Ricardo e o apoio dos seminaristas, bem como a equipe de serviço que auxiliou toda à celebração.

O Padre Luciano Guedes refletiu sua homilia partindo do Evangelho de Lucas 24,35-48, que narra a aparição de Jesus aos seus discípulos após a sua ressurreição. Jesus, ao aparecer à comunidade reunida, conforta e fortalece aqueles que estavam confusos e temerosos após sua morte.

De acordo com o Vigário, a Liturgia traz mais uma vez ao centro da nossa atenção, o mistério do Cristo ressuscitado, que continua a oferecer-se por nós e intercede como o nosso advogado, sacrificado na cruz, ele não volta a morrer, e vive imortal com os sinais da sua paixão.

Adiante, o Padre Luciano, explicando os trechos do relato bíblico, disse que Jesus com intuito de não assustar os discípulos, mostra-lhes suas mãos e pés, provando que não é um fantasma, mas ele mesmo, ressuscitado. Além disso, Jesus explica como todas as coisas que aconteceram com ele estavam de acordo com as profecias das Escrituras. Ele abre a compreensão dos discípulos para entenderem o significado mais profundo do que aconteceu e como isso se relaciona com as profecias do Antigo Testamento.

“Deixemo-nos inundar interiormente pelo esplendor pascal que emana desse grande mistério e com o salmista rezemos hoje, lá no fundo de nossa alma, resplandeça, oh senhor sobre nós, a luz do teu rosto”, disse.

Ademais, o Vigário Geral falou sobre a Eucaristia e a Paz transmitida por Jesus instruindo que cada comunidade cristã em todos os tempos e lugares, e precisamente nós, agora, aqui, revivemos essa mesma experiência na Celebração da Eucaristia, sobretudo, no dia do Domingo.

“A eucaristia é o lugar privilegiado da qual a igreja reconhece o Autor da Vida, é a fração do Pão, nela mediante a fé, entramos em comunhão com Cristo Nosso Senhor, que é Altar, vítima e Sacerdote e estar no meio de nós reunindo-nos em volta dele para fazer memória de suas palavras e dos acontecimentos contidos nas escrituras sagradas revivendo a sua paixão, morte e ressurreição”.

“A páscoa traz-nos também uma mensagem de paz. O Evangelho aponta o ressuscitado que aparece com essa palavra, a Paz. É o que mais uma vez repete Jesus. Ele deixa aos seus discípulos a paz, antes e depois da morte, a paz duradoura e eficaz; Jesus nos convida a acolher o dom da sua paz e a sermos promotores da paz em nossos ambientes de vida e trabalho. Que a graça da sua divina paz encha de luz, de serenidade, de discernimento as nossas casas, nossas vidas, nossas comunidades e nossas famílias. Que a Virgem Maria nos ampare com a sua intercessão, para que aceitemos com a nossa vida a proposta que Jesus nos fez de sermos testemunhas de sua ressurreição comunicando aos homens e mulheres os dons pascais da alegria e da paz”, findou.

Por: Ascom
Fotos: Pascom Catedral

 

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Comentários (0)