Realizada na Paróquia de Picuí primeira etapa da Assembleia Paroquial de Pastoral

Postado em 14/04/24 às 19:404 minutos de leitura60 views

Sinodalidade e Diocesaneidade: palavras que guiaram as reflexões da Assembleia Paroquial de Pastoral em Picuí – PB, na tarde deste Domingo, 14 de abril, nas dependências da Escola Ana Maria Gomes. A Paróquia, que compreende as cidades de Picuí e Frei Martinho, realizou a primeira de duas etapas do processo sinodal na Paróquia, vivenciando um momento de escuta e reflexão da dinâmica pastoral paroquial.

115 pessoas participaram desta fase da Assembleia, oriundas dos cerca de 27 grupos, movimentos e pastorais paroquiais, bem como membros das 24 comunidades (incluindo as das zonas rurais e urbanas das duas cidades). Um momento de grande fraternidade e ocasião para refletir sobre a caminhada Paroquial, traçando linhas de ação que serão discutidas e acertadas na segunda etapa, a realizar-se no domingo, 28 de abril.

O Pe. Claudeci, pároco, em suas palavras de abertura, recordou a importância de ouvir as forças vivas da Paróquia, no sentido de refletir como está a caminhada enquanto comunidade paroquial. Segundo ele, o padre, sozinho, não consegue nada, mas precisa ouvir e caminhar junto com a comunidade; ao mesmo tempo, lembrou que também a comunidade precisa ajudar o padre a caminhar.

O Seminarista Humberto, membro da Coordenação Diocesana de Pastoral, conduziu os trabalhos durante todo o momento, e lembrou também a importância da temática da Diocesaneidade para a construção de uma comunidade unida: “Não somos cristãos isolados, somos cristãos numa comunidade; é este sentimento de pertença que precisamos cultivar cada vez mais em nossa comunidade paroquial” – apontou.

Estiveram presentes também no encontro o Diácono Wanderley Dantas, provisionado na Paróquia, o Seminarista Pablo, que também serve pastoralmente na Paróquia, bem como demais fiéis leigos, comprometidos na ação pastoral. O encontro concluiu-se com a celebração da Santa Missa.

Informações e fotos: PasCom Paroquial de Picuí.