Marivone Pereira da Diocese de Campina Grande recebe Instituição do Ministério de Catequista na 61º Assembleia Geral da CNBB

Postado em 13/04/24 às 14:575 minutos de leitura165 views

Marivone Pereira Martins, leiga da Diocese de Campina Grande, e membro da comissão Diocesana, bem como da Comissão Regional para a Animação Bíblico Catequética, recebeu neste dia 13 a Instituição do Ministério para os Catequistas durante a missa realizada neste sábado na abertura de mais um dia de trabalhos da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na Basílica de Aparecida.

Além de Marivone, outros 18 catequistas, maioria mulheres, também receberam a instituição do ministério; todos representam uma diversidade de culturas, experiências religiosas e vivências na transmissão da fé. A leiga de Campina Grande, não só representou toda a diocese, mas também o Regional NE 2 da CNBB, compreendido pelos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Durante o rito da instituição, os catequistas, após o Evangelho se apresentaram diante do Altar, terminada a homilia de Dom Leomar, receberam a Cruz; e ao final da missa, receberam a Bíblia, entregue pelo bispo Diocesano; neste caso, Marivone recebeu a bíblia das mãos de Dom Dulcênio Fontes de Matos, que também é o referencial para a Catequese no Regional NE 2.

Para Marivone, o momento em sua vida é único, ela se diz feliz com a missão que lhe foi confiada: “O ministério é um reconhecimento da igreja ao serviço que os Catequistas do mundo todo prestam à iniciação Cristã. Gratidão ao Nosso Bispo, e Bispo referencial Dom Dulcênio, aos bispos de nosso Regional por nos escolher para este momento”, disse.

O bispo de Campina Grande, Dom Dulcênio manifestou sua alegria pelo ministério de Marivone e considera ser um grande presente para a Diocese que vivencia os seus 75 anos de missão.

Os catequistas desempenham um papel fundamental na vida da Igreja: a promoção da Iniciação à Vida Cristã e transmissão dos ensinamentos da fé, tanto para crianças, jovens e adultos que buscam se aprofundar na compreensão da doutrina religiosa e cristã.

O ministério do Catequista foi instituído pelo Papa Francisco com o motu proprio Antiquum Ministerium, em 10 de maio de 2021. Após sua publicação, a Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB elaborou um documento adequado à realidade brasileira. Este texto foi aprovado durante a 59ª Assembleia Geral da CNBB, em 2022, tornando-se o Documento 112: “Critérios e Itinerários para a Instituição do Ministério de Catequista”.

Após a aprovação do Documento 112, a CNBB iniciou o processo de implementação do ministério de catequista, traduzindo o “Rito da Instituição de Catequistas”, elaborado pelo Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos. Este ritual, aprovado e confirmado em 2023, destina-se ao episcopado brasileiro e às suas Comissões Diocesanas de Liturgia, como reconhecimento da Igreja aos leigos e leigas que há muito tempo dedicam suas vidas à transmissão da fé e ao anúncio do Evangelho.

Marivone Pereira é catequista há mais de 12 anos e começou sua missão na Paróquia de São José, no bairro do José Pinheiro, forania cidade leste de Campina Grande.

Sobre o histórico da escolha

No início deste ano de 2024 a CNBB recebeu da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos a aprovação do Ritual de Instituição de Catequistas e diante desse fato a Comissão Episcopal de Animação Bíblico-Catequética pediu aos Regionais da CNBB a indicação de um catequista representante do referido Regional para receber neste dia 13/04/2024 o referido Ministério.

Dom Dulcênio Fontes de Matos Bispo Referencial para a Animação Bíblico-Catequética do Regional Nordeste 2, após realização de oitiva da Comissão, apresentou para receber o Ministério a catequista Marivone Pereira Martins, da Paróquia de São José, no Bairro de José Pinheiro, em Campina Grande, membro da Comissão Diocesana de Animação Bíblico-Catequética e da Comissão Regional para a Animação Bíblico Catequética.

Marivone Pereira Martins, batizada em 24/10/1971 em São Sebastião de Lagoa de Roça e Crismada em 08/12/1979 na Catedral de Nossa Senhora da Guia - Diocese de Patos/PB, recebeu a Eucaristia pela primeira vez no mesmo ano de 1979 na Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, também na Diocese de Patos, é catequista há 12 anos na Diocese de Campina Grande e recebeu em Celebração Eucarística no dia de hoje, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, o Ministério através do Dom Leomar Antônio Brustolin, Presidente da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-catequética e recebeu a Palavra de Deus das mãos de Dom Dulcênio Fontes de Matos.

Por: Ascom com base no site da CNBB e com Informações do Diácono Wanderley Dantas
Fotos: Dom Dulcênio, Diác. Wanderley e Hélio Diniz

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia