Coleta Nacional da Solidariedade acontece no Domingo de Ramos

Postado em 20/03/24 às 18:021 minuto de leitura75 views

No dia 24 de março, Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, acontecerá a Coleta Nacional da Solidariedade. Essa coleta tem como objetivo socorrer centenas de projetos sociais por todo o Brasil, especialmente aqueles ligados ao tema da campanha.

Este ano a Campanha nos convida a refletirmos sobre a relação entre a Amizade Social e a Fraternidade. Em mundo fechado, onde as sombras da inimizade ameaçam a construção do Reino de Deus, a Coleta Nacional da Solidariedade se configura como uma importante oportunidade, para que Comunidades, Paróquias, Dioceses e Regionais da CNBB, possam atuar de modo efetivo frente a globalização da indiferença.

A Diocese de Campina Grande, na pessoa do Bispo Dom Dulcênio e do Padre Alexandre pede aos fiéis que doem nas igrejas neste próximo domingo, e lembram, que ajudar a CNBB é ajudar a igreja que mantém inúmeros projetos sociais.

Diante da pergunta feita a Caim: “Onde está o teu irmão” (Gn 4,9-10), somos chamados a responder não de forma indiferente, como Caim, mas sim, alargarmos a tenda e nos colocarmos ao encontro dos irmãos que mais sofrem. É preciso deixar de lado a alterofobia e construirmos pontes de diálogo e amizade.

Os recursos arrecadados na coleta integram os Fundos Diocesanos e Nacional de Solidariedade que têm contribuído para a promoção da dignidade humana, o compromisso com os pobres e a vida plena.

Do total arrecadado na Coleta para a Solidariedade, 60% ficam na própria diocese e é gerido pelo Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS) com o objetivo de apoiar iniciativas e projetos locais. Os outros 40% compõem o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), que é administrado pelo Departamento Social da CNBB, sob a orientação do Conselho Gestor da CNBB.

Com informações: Prof. Arthur Rodrigues - Equipe Diocesana de Campanhas

Imagem da notícia