Paróquias de Sumé e da Sagrada Família realizam peregrinação jubilar neste Domingo

Postado em 04/02/24 às 15:505 minutos de leitura239 views

Fé, devoção e comunhão com a Igreja Diocesana. Assim estão sendo todas as peregrinações que vem sendo realizadas nos Domingos rumo à Catedral Diocesana de Campina Grande, como forma de agradecer a Deus pelos 75 anos da Diocese de Campina Grande. Neste Domingo, 4 de fevereiro, foi a vez de duas paróquias realizarem a sua peregrinação: a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, com sede na cidade de Sumé – PB e a Paróquia da Sagrada Família, com sede no bairro das Malvinas, em Campina Grande – PB.

A peregrinação iniciou-se já na Praça da Bandeira, com a chegada e encontro das duas Paróquias, que vieram capitaneadas pelos seus padres, o Pe. José Marcondes e o Pe. Naelson da Paróquia de Sumé e o Pe. Francisco Tomaz da Paróquia da Sagrada Família. Dirigindo-se à Catedral, foram acolhidos pelo Vigário Geral e Pároco da Catedral, Pe. Luciano Guedes, juntamente com o Diác. Anderson e a comunidade paroquial. Depois da acolhida e do café da manhã, os peregrinos visitaram a Cripta da Catedral e acompanharam a pregação sobre as indulgências.

Às 10h teve lugar a Santa Missa do 5º Domingo do Tempo Comum, presidida pelo Pe. Luciano Guedes. Em sua homilia refletiu sobre Jesus que cura os enfermos. O padre afirmou que as doenças são um sinal do mal no mundo, enquanto que as curas lembram que o reino de Deus está perto da nossa vida. Ainda neste tema, lembrou que a doença pode significar um momento salutar, onde vivenciamos a atenção dos outros e oferecer a nossa atenção ao próximo; todavia ela é sempre uma provação.

Ainda relacionando o Evangelho com a nossa vida hoje, lembrou que, nestas últimas décadas, a medicina fez grandes avanços, e por isso reconhecemos e somos gratos. “Mas a palavra de Deus – apontou Pe. Luciano – nos ensina a atitude decisiva para enfrentar as doenças: a fé em Deus, a confiança na sua bondade”. E concluiu lembrando a todos que a fé no amor de Deus derrota radicalmente o mal: “como Jesus enfrentou o maligno com a força do amor, também nós podemos enfrentar e vencer a prova da enfermidade, conservando nosso coração imerso no amor de Deus”.

Antes de concluir a celebração, os padres Marcondes e Francisco Tomaz fizeram uso da palavra, agradecendo a acolhida e a presença das comunidades paroquiais neste contexto festivo do Jubileu, e lembraram também a comunhão entre todas as Paróquias. Antes da celebração um grupo cultural de banda de pífanos da comunidade São Pio X, da Paróquia de Sumé, fez uma breve apresentação, homenageando os 75 anos da Diocese.

O calendário das peregrinações dá uma pausa no próximo final de semana, por estar inserido nas comemorações do Carnaval e retorna no dia 18 de fevereiro, com a peregrinação das Paróquias de S. Francisco (Convento); Pedra Lavrada e Nova Palmeira; Prata, Ouro Velho e Amparo; e Cubati e S. Vicente do Seridó. Todas as peregrinações concluem-se no dia 10 de março.

Informações: Sem. Humberto Carneiro

Fotos: PasCom paroquial de Sumé e da Sagrada Família