Assembleia Paroquial é realizada na Paróquia de Massaranduba

Postado em 03/02/24 às 19:443 minutos de leitura134 views

A Diocesaneidade foi o norte das reflexões da Assembleia Paroquial da comunidade paroquial de Massaranduba, realizada na manhã deste sábado, 3 de fevereiro. A Assembleia contou com a participação de membros das comunidades, dos grupos e movimentos pastorais paroquiais, em vista de avaliar a caminhada pastoral da Paróquia e também preparar-se para a vida pastoral deste ano de 2024. Esteve dirigindo os trabalhos o Pároco, Pe. Antoniel Batista, e o Diác. Gleydson Lopes, que também serve na comunidade paroquial.

Assessorou a Assembleia o Seminarista Humberto Carneiro, da Coordenação diocesana de pastoral. O seminarista abordou todas as temáticas já trabalhadas na Assembleia Diocesana de 2023, mas no âmbito paroquial. O tema geral refletido foi o da Diocesaneidade. Tal tema foi trabalhado a partir de temáticas específicas: a noção de Igreja do Concílio Vaticano II, a definição e reflexão sobre Diocesaneidade, a relação da Diocesaneidade com os sujeitos eclesiais (Ministros ordenados, Religiosos(as) e Leigos(as)) e a caminhada da Diocese de Campina Grande neste grande contexto.

Ao fim da explanação do tema, foram feitos estudos em grupos a partir da temática apresentada. Em seguida, houve partilhas e conclusão dos trabalhos em grupos. Ainda, antes de concluir a Assembleia, o Pároco, Pe Antoniel apresentou o regimento dos Conselhos pastorais das comunidades, explicando sua finalidade e funcionamento e convidando todos a abraçar a causa.

O Pe. Antoniel concluiu agradecendo a participação e empenho de todos e convidou a, olhando as reflexões feitas, vivenciar a pastoral nas comunidades à luz da diocesaneidade e da sinodalidade. Lembrou que a Paróquia e suas comunidades e pastorais são organismos vivos e que precisam do compromisso e da caridade de todos. A Assembleia concluiu-se com a oração de ação de graças.

Informações e fotos: PasCom Paroquial de Massaranduba

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia