Na Paróquia de Picuí, Pastoral da Criança realiza sua primeira reunião mensal

Postado em 02/02/24 às 20:523 minutos de leitura124 views

Dois encontros marcaram a vida da Pastoral da Criança na Paróquia de Picuí, que compreende os municípios de Picuí e Frei Martinho. Em 29 de janeiro, na cidade de Frei Martinho, aconteceu um encontro com Madrinhas e Padrinhos da Pastoral da Criança. Neste encontro, refletiu-se sobre a missão que nunca deve ser vista em isolamento, mas um conjunto de ações dos membros da Pastoral e de todos aqueles que estão no contexto da ação pastoral. Na oportunidade foi realizada uma assembleia eletiva para escolha da nova equipe de coordenação paroquial.

Em seguida, na última quinta-feira, 1º de fevereiro, em Picuí – PB foi realizada a primeira reunião mensal RRA – reunião de reflexão e avaliação – da Pastoral da Criança que atua na referida Paróquia. O encontro foi iniciado com a oração de invocação ao Espírito Santo e logo foi proclamado o Evangelho segundo São Marcos (1,15), com o convite à reflexão sobre o chamado de Jesus aos doze e seu envio em missão. A partir do texto, refletiu-se sobre a prática missionária da Pastoral, que também é de ir evangelizar os pequenos, as gestantes e as lideranças, uma vez que grande é a messe e poucos são os operários.

Seguindo a reunião, realizou-se uma breve avaliação do ano anterior e, em seguida, as atenções voltaram-se para o planejamento do ano de 2024. Deste planejamento, todos saíram comprometidos com as ações propostas, com temas para discutir em roda de conversas com as mães, datas do acompanhamento nutricional e comemoração para realizar.

O coordenador da Pastoral da criança na Paróquia, Emanuel Souza, que também é membro da equipe diocesana e multiplicador no estado da Paraíba, avaliou que 2023 foi um ano de muitas missões, de evangelização e formação para as lideranças. Porém, recordou que será preciso o apoio de outras pastorais, movimentos e serviços da comunidade eclesial para a realização de tais eventos.

A Pastoral da Criança é um Organismo de Ação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Atua a partir de líderes comunitários que orientam e acompanham as famílias em ações de saúde básica, especialmente voltando-se para as crianças. Tal pastoral está presente em quase todo o território nacional e tem uma atuação bastante forte junto às comunidades mais simples.

Informações e fotos: Pastoral da Criança paroquial de Picuí

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia