Encerramento do Mês mariano no Seminário

Postado em 30/05/22 às 21:434 minutos de leitura1199 views

O fim de tarde deste 30 de maio foi marcado pela Celebração solene de coroação da imagem de Nossa Senhora no Seminário Diocesano São João Maria Vianney. Presidiu à celebração o Bispo diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos, contando com a participação do Diretor espiritual residente, Pe. José Adauto, e todos os seminaristas do curso Propedêutico, Filosofia e Teologia.

Nossa Senhora e as Vocações sacerdotais

Em sua homilia, o bispo recordou que a vocação sacerdotal é chamamento, é escolha. Deus chama a todos, como chamou Mateus, Saulo, Moisés, Samuel e tantos homens e mulheres que em tudo buscaram seguir sua palavra. Por seu chamado, também Maria se faz mediadora das graças atuais. Citando o documento Lumen Gentium (Concílio Vaticano II), recordou que Maria é mãe na ordem da graça e sua maternidade perdura em seu consentimento, vivido desde a anunciação até a cruz. “Maria – explicou Dom Dulcênio – com sua maternal caridade, cuida de nós, os irmãos do seu Filho, ainda peregrinos entre perigos e dificuldades, até que sejamos conduzidos à pátria feliz”.

Continuando a pregação, o Bispo diocesano recordou o título de Maria como “Mãe da Igreja”, já afirmado por S. Paulo VI. Por ser mãe da Igreja, ela é mãe de todos os sacerdotes e, por isso, guia e mestra das vocações, daqueles que são chamados à vida sacerdotal; e dirigiu-se aos seminaristas: “Se, pois, a Virgem é Mãe dos Sacerdotes, não pode ser estranha à vocação pela qual foram eles, assim como vocês, chamados ao sacerdócio”.

Dom Dulcênio finalizou sua homilia com a história de perseverança de São Pedro Maria Chanel, sacerdote e mártir da Oceania que viveu no século XIX, apontando a partir deste exemplo como a Virgem Maria age na vida e na história dos seminaristas. “Sobre ele – afirmou o Bispo – há uma história bonita de doação e sofreu o martírio, cuja morte se transformou em semente de novos cristãos”. Foi através de um momento especial com a Virgem Maria que São Pedro Chanel resolveu seguir adiante nos estudos para se tornar Padre. Dom Dulcênio recordou, então, aos seminaristas, que sempre procurassem a intercessão de Maria, que sejam seminaristas e, futuramente, sacerdotes marianos e finalizou justificando este pedido, recordando que “todo padre encontra, na origem de sua vocação, a interferência virginal de Maria”.

A coroação da imagem de Nossa Senhora

Continuando a celebração, depois da homilia, houve o rito da coroação da imagem de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Diocese de Campina Grande, que se prepara para o seu jubileu diamantino. Depois de uma oração de ação de graças, enquanto se cantavam hinos, Dom Dulcênio solenemente adornou a imagem com uma coroa e a incensou. Ao fim do rito, a Missa prosseguiu como de costume. Dom Dulcênio recordou a importância destes momentos celebrativos na vida do Seminário, uma vez que formam os seminaristas e incentivam neles o a fé e a perseverança para a vida de sacerdotes no futuro.

Texto: Sem. Humberto Carneiro

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia