"O demônio mudo", este o tema de mais uma reflexão quaresmal do Vigário Geral da Diocese

Atualizado em 08/04/21 às 09:451 minuto de leitura726 views

O DEMÔNIO MUDO 

1. “Naquele tempo, Jesus expelia um demônio que era mudo” (Lc 11,14). Mas o que significa “demônio mudo”? Recorramos à explicação do grande pregador Padre Antônio Vieira, orador da língua portuguesa em seu Sermão do Demônio Mudo. 

2. Diz-nos o pregador que o demônio no deserto tentou Jesus declaradamente, isto é, fazendo propostas e utilizando o recurso das palavras. 

3. Quanto a nós, segundo ele, existe um tipo de adversário que tenta-nos pelas janelas que permitimos abertas para a fantasia, para as ilusões e para as imagens distorcidas. É nesse sentido que o demônio pode manifestar-se “mudo”. Não faz ruído, mas adentra ao interior através do olhar leviano sobre as coisas e ao final acarreta grande devastação para a alma dos homens. 

4. Numa sociedade dependente das imagens como é a nossa, poderíamos perguntar nesta Quaresma: os conteúdos que visualizo, curto e alimento são dignos de Nosso Senhor? As conversas que tenho me conduzem ao serviço de Deus, à minha própria dignidade e ao cuidado com a vida dos irmãos? 

5. A este propósito ensina ainda o apóstolo Paulo que o demônio se disfarça em “anjo de luz”  para enganar os filhos de Deus. (cf. 2 Cor 11, 14). Que as tecnologias da comunicação tão valiosas e úteis ao nosso tempo, sejam também purificadas de toda tentação, excesso e degradação espiritual e que sirvam à edificação dos filhos de Deus pela prática do bem e das virtudes. 

Combatamos o mal pela oração e pela obediência à Santa Palavra de Deus!

Padre Luciano Guedes
Vigário Geral

Comentários (0)