Missas nas Igrejas e Cemitérios marcam o dia de finados

Atualizado em 25/06/19 às 12:441 minuto de leitura359 views

Celebração dos Fieis Defuntos é tradição cristã

A Igreja Católica no dia 2 de novembro faz memória a todos os irmãos que já faleceram. É a Celebração dos Fieis Defuntos, popularmente conhecida pelo Dia de Finados. Em Campina Grande, missas serão celebradas nas Igrejas e Cemitérios, onde são esperadas milhares de pessoas que superam na fé a ausência de parentes e amigos.

O Bispo Diocesano, Dom Manoel Delson, presidirá duas celebrações: no Cemitério Campo santo Parque da Paz às 9h e no Cemitério do Monte Santo às 17. Ele explica que é normal a dor da saudade, mas os cristãos alegram-se por saber que os que já se foram são recebidos na eternidade. “Na nossa fé, a morte é uma passagem e por isso rezamos por aqueles que nos deixaram. Uns estão na glória e outros preparam-se para a vida plena, então rezamos para que todos sejam purificados e recebidos na morada celeste, lugar para onde todos nós iremos um dia”, explica o Bispo.

As flores e as velas que se multiplicam nos túmulos neste dia também têm um significado cristão, como explica o Pe. Carlinhos Araújo. “A Bíblia já nos lembra que do pó viemos e ao pó voltaremos, e ao voltarmos, viramos semente, semente de vida, por isso as flores, para lembrar que não é o fim, mas o recomeço, onde voltamos para o Pai. E as velas para nos lembrar da luz: a luz que nos guia e a luz que precisamos ser para a vida do outro. Apesar da dor da saudade, temos estes símbolos para marcar a alegria de ser filho de Deus”, lembra o religioso.

Confira os horários das Missas nas Igrejas e Cemitérios de Campina Grande