Missa de Ramos abre Semana Santa na diocese

Dezenas de fieis participaram da abertura da Semana Santa, na manhã deste domingo (14), na catedral diocesana de Nossa Senhora da Conceição, em Campina Grande.

A Celebração Eucarística presidida pelo bispo diocesano, Dom Dulcênio, foi concelebrada pelo arcebispo emérito de Aracajú – SE, Dom José Palmeira Lessa, pelo pároco local, Pe. Luciano Guedes, pelos vigários paroquiais, Mons. Antônio Apolinário, Pe. Francisco de Assis, e o diácono, Danilo César.

A missa, ocorrida às 10h, teve início no estacionamento da catedral, onde o bispo abençoou os ramos dos fieis presentes.

Na pregação deste domingo o bispo destacou a importância da Semana Santa para os cristãos católicos, lembrando da necessidade de viver cada momento até o domingo da Ressurreição.

“Esta é a Semana Maior, que nós aprendemos dos nossos antepassados. Chegou o momento de aprofundarmos, de mergulharmos ainda mais nesse Mistério. Ainda há tempo para um recomeço”, sublinhou Dom Dulcênio.

O bispo também destacou a participação de todos os seminaristas na celebração, reforçando o pedido de orações para as vocações sacerdotais na diocese, e, na oportunidade, agradeceu aos colaboradores da ovs.

Dom Dulcênio também falou sobre a coleta nacional da solidariedade, realizada pela Igreja em todas as missas celebradas neste domingo.

“Sejamos generosos para com este gesto concreto em todas as missas neste domingo”, pediu o bispo, lembrando que as doações deste dia são destinadas aos projetos apoiados pela CNBB e pela diocese.

Durante a semana
Na segunda, terça e quarta-feira, nas paróquias, há momentos penitenciais, como, ofícios, missas e atendimentos de confissões.

Na quinta-feira (18), pela manhã, às 8h30, acontece na Catedral Diocesana a Missa Crismal, (popularmente conhecida como Missa dos Santos Óleos). A celebração presidida pelo bispo reúne o clero diocesano para renovação das promessas sacerdotais.

À tarde, às 17h, tem início ao Tríduo Pascal na Missa da Ceia do Senhor, com o rito do Lava-Pés.

Na sexta-feira (19), às 15h, há a Celebração da Paixão e Morte do Senhor, seguida da procissão pelas ruas: Bento Viana, R. Vila Nova da Rainha, R. João da Mata, R. Vidal de Negreiros, Av. Floriano Peixoto.

No sábado (20), encerrando o Tríduo Pascal, acontece a solene Vigília Pascal, iniciando, às 19h30, com a benção do fogo no estacionamento da catedral. E no domingo (21), às 10h, a Missa de Páscoa.

Todas estas celebrações ocorrem na Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Conceição sob presidência de Dom Dulcênio Fontes de Matos.

Fotos: João Saraiva

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.



You have Successfully Subscribed!

Share This