Lideranças participam de abertura do 10º Encontro Nacional e Fé e Política

Atualizado em 25/06/19 às 12:141 minuto de leitura348 views
Teve início nesta sexta-feira, dia 22, o 10º Encontro Nacional de Fé e Política, na cidade de Campina Grande, PB. A mesa oficial e uma celebração ecumênica abriram os trabalhos do evento, que, até domingo, ira aprofundar a temática “Bem Viver: águas da solidariedade, sementes de esperança”. Para Teresinha Toledo, membro do Movimento Nacional de Fé e Política, realizador do evento, o objetivo geral é “refletir, celebrar, alegrar e fortalecer a esperança”. Como anfitrião, o Bispo de Campina Grande, Dom Manoel Delson, acolheu a todos e afirmou que a política precisa estar associada à fé – não à religião - para que se atenda aos anseios da sociedade. “A política sem a fé, sem os valores maiores, ela enfraquece e tende a cair no erro, no desvirtuamento, na busca pelos interesses pessoais. Precisamos da fé para que a política seja o braço forte do exercício da caridade, da justiça, da igualdade e da fraternidade”. Na mesa de abertura estiveram Gilberto Carvalho, presidente do conselho nacional do SESI; a Pastora Romi Back, representante do CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs); Edilson Amorim, Reitor da Universidade Federal de Campina Grande; Dom José Luiz, bispo de Pesqueira e coordenador regional das pastorais sociais, além de Teresinha Toledo, do Movimento Nacional de Fé e Política e o Diácono Antônio Lisboa, coordenador geral do 10º Encontro. Dom José Luiz realçou a força e a luta do povo nordestino. “Nós nos encontramos aqui para fortalecer a nossa bandeira de amor, do bem viver. Nosso chão nordestino pode faltar água, mas não falta solidariedade. Falta muita coisa, mas não falta luta. Que aqui possamos fazer a experiência do bem viver, com culturas e fé diferentes, mas com um único objetivo: procurar fazer dessa casa comum um lugar de vida para todos e vida em abundância”. Após a solenidade, o Monge Beneditino Marcelo Barros abriu uma celebração ecumênica, onde ele acolheu  todas as denominações religiosas presentes no evento. O Bispo da Igreja Anglicana do Brasil, Dom Sebastião Gameleira, fez a reflexão da Palavra. Daniel Seidel, do Movimento Fé  Política, fez a memória dos 9 encontros já realizados. Cerca de 700 pessoas, vindas de 20 estados de todas as regiões do país, participam da 10ª edição.