“Foram dias Maravilhosos” Destaca Dom Dulcênio em sua visita Canônica à Paróquia de Santo Antônio

Por: Ascom

Desde a última quarta-feira (17), o Bispo Diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos, esteve em visita Pastoral à Paróquia de Santo Antônio, na Forania Leste da Cidade de Campina Grande. Foram 5 dias intensos, onde o Pastor teve a oportunidade de conhecer a realidade local e de conviver com suas ovelhas.

Reuniões com os grupos de Pastorais, Serviços e Movimentos, visita aos doentes, acompanhamento as Obras Sociais desenvolvidas pela Paróquia, visita às comunidades, aos institutos e Celebrações Eucarísticas. Essa foi a rotina do Bispo no decorrer desses dias porventura de sua Visita Canônica.

Fora notório o grande acolhimento dos fiéis paroquianos e de todo o povo de Deus, que buscava junto ao Pastor, uma benção, um abraço, um pedido de oração. Solícito e abraçador, Dom Dulcênio foi acolhendo o seu povo e rezando a ele. A Caminhada pelas ruas era o facho de luz da sua missionariedade.

No decorrer de sua estadia na Paróquia, o Bispo esteve visitando o Ipesq, instituto que cuida de Crianças com Microcefalia, Dom Dulcênio, levava a esperança do ressuscitado àquelas mães, que em troca também evangelizava o bispo de Campina Grande ao demonstrar o amor aos seus filhos.

A escuta nos clubes de mães, tantas histórias que o Pastor ouviu, assim como, quantos ensinamentos Dom Dulcênio deixou. A alegria do povo mais humilde no Sopão da Paróquia, que fez uma festa quando o bispo chegou. A visitação aos enfermos, uma oportunidade para levar Jesus aos que estão mais limitados.

O encontro com os idosos, com o setor juventude e com as Crianças da catequese, cada expressão muito bem representada, rezando com e pelo bispo. E os Clérigos da Paróquia? Eles, cada qual ao seu modo, surpresos e felizes pela experiência junto ao representante dos Apóstolos.

Monsenhor Lourildo, disse à Comunidade que eram dias de Graças com a presença do bispo; o vigário paroquial, o Padre Rodolfo, que esteve boa parte desta visita na companhia de Dom Dulcênio falava que era um sinal de Deus, o bispo vir confirmar os fiéis na fé. Já o Diácono Permanente Anchieta Araújo, ordenado há 3 meses, dizia, que havia uma paróquia antes da visita do bispo, e que agora será uma nova paróquia.

“Esta visita canônica foi muito boa, o contato com o povo de Deus, com os padres, foram dias ricos com eles, a visita me ajudou a ter uma ideia da caminhada da Paróquia, visitei os doentes, visitei as comunidades, visitei as irmãs Lourdinas. Temos uma visão do trabalho da Paróquia e sem dúvidas, foram dias maravilhosos.” Destacou Dom Dulcênio.

Encerrando suas atividades neste domingo (21), Dom Dulcênio ainda foi à Comunidade de Nossa Senhora Aparecida, situada Guabiraba, uma comunidade rural; o bispo ouviu a história de como foi edificada à Capelinha, ainda levou à Paz aos enfermos e no turno da noite encerrou sua visita canônica, presidindo a Santa Missa.

A Paróquia de Santo Antônio é composta por 4 comunidades incluindo a Matriz; desenvolve trabalhos sociais e tem uma vida bastante ativa em seus organismos pastorais. Atualmente é confiada ao Monsenhor Lourildo Soares, Pároco, e ao Padre Rodolfo Lucena, Vigário paroquial. O Diácono Permanente Anchieta Araújo também desempenha suas funções pastorais nesta paróquia. Esta foi a segunda vez que a Paróquia recebeu uma visita Canônica, a primeira aconteceu em 1989 pelo então Bispo Dom Manoel Pereira.

A visita Pastoral ou Canônica é a visita oficial que o Bispo faz a uma determinada Paróquia a fim de verificar a sua realidade pastoral. É previsto pelo Código de Direito Canônico (396-398) e tem por objetivo, analisar, avaliar os trabalhos pastorais e confirmar os irmãos na fé. Desde as primeiras comunidades cristãs os bispos já visitam comunidades fundadas por eles.

 

Contribuiu para a Matéria, bem como as fotos, Pascom de Santo Antônio

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Facebook

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.



You have Successfully Subscribed!

Share This