Festa de Nossa Senhora da Guia contempla a juventude de Maria

Começa na noite deste sábado, 15, a tradicional Festa de Nossa Senhora da Guia em Queimadas-PB, realizada anualmente pela paróquia da cidade em parceria com as pastorais, comunidades e movimentos católicos locais. O evento entende-se até o dia 24 de setembro e contempla, neste ano, o tema “Uma jovem chamada Maria”.

A solenidade de abertura da festa tem início às 19h, com uma carreata levando a imagem peregrina de Nossa Senhora da Guia da Comunidade Sagrado Coração de Jesus, no bairro Aníbal Teixeira, até a Igreja Matriz, no centro da cidade. Em seguida, acontece a bênção dos veículos, seguidos pelos hasteamento das bandeiras e Celebração Eucarística, a ser presidida pelo Pe. Claudeci Silva Soares, Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Sumé-PB.

Durante os dias da festa serão rezados a Novena a Nossa Senhora da Guia às 6h; o Ofício de Nossa Senhora às 12h; o Santo Terço às 19h; e a Celebração Eucarística às 19h30, com a participação de vários padres convidados; seguida de quermesse ao lado da Igreja Matriz. Também serão celebradas missas às 8h nos dias 16 e 23, e às 9h no dia 22, além do atendimento de confissões pela manhã.

De acordo com o pároco local, Pe. Evanilson José Sousa, a organização da festa começa desde o mês de maio com a peregrinação da imagem padroeira pelas comunidades da paróquia, uma forma de preparação para as celebrações de setembro e para a reflexão da temática proposta.

“A festa tornou-se um momento marcante na vida da paróquia e da cidade. Este ano nós temos a oportunidade de refletir o tema ‘Uma jovem chamada Maria’, que tem muito haver com a prioridade diocesana para este ano, que foi trabalhar a juventude. Então, nada melhor que tentar enxergar a pessoa de Maria nesta dimensão da juventude, o que ela tem a nos ensinar e quais as experiências que podemos viver a partir da experiência dela. Será uma oportunidade de fortalecer a devoção através deste aspecto, como também de comemorar o empenho, a dedicação e o amor de cada fiel, que contribuiu direta ou indiretamente para a realização deste momento”, pontuou o Pe. Evanilson.

Ainda dentro da programação festiva, acontece como evento paralelo a 7ª Cavalgada e Missa pelos Vaqueiros e Agricultores da região, com início a partir das 9h do dia 23, saindo da Comunidade São José, no bairro do Cruzeiro, para a Comunidade Nossa Sra. do Perpétuo Socorro, no sítio Pedra do Sino, sob a presidência do Pe. Jan Joris Rietveld. Também neste dia, às 19h30, o bispo de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, preside a Santa Missa na Igreja Matriz.

A conclusão da Festa de Nossa Senhora da Guia acontece no dia 24 com a Solene Celebração Eucarística às 17h, seguida de procissão com a imagem da padroeira pelas ruas da cidade e descida das bandeiras hasteadas em frente à Igreja. O show de encerramento fica por conta de Lucélia Santos e Banda Obra Nova.

Confira a programação completa clicando aqui!

Fonte: Adriana Araújo / Pascom Nossa Sra. Da Guia

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Share This

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.



You have Successfully Subscribed!