ESCOM segue formando agentes de comunicação na Diocese

A Escola de Comunicação da Diocese de Campina Grande está no seu terceiro ano e continua formando os comunicadores que atuam nas Paróquias. O objetivo é fortalecer a ação evangelizadora da Pascom através da eficácia da comunicação utilizada nas comunidades. A ESCOM é dividida em módulos, ministrados quinzenalmente aos sábados. As aulas tiveram início no dia 7 de abril e a previsão é que o último módulo seja concluído em agosto.

Turma ESCOM 2018

Os alunos que participam da Turma 2018 avaliam como positiva a participação nas aulas. “As aulas são maravilhosas e os professores bastante capacitados, o que facilita a compreensão do aluno”, afirma João Cardoso, da Paróquia de N. Sra da Conceição, cidade de Pocinhos. Avaliação semelhante a de Guilherme Pimentel, da Paróquia São João Maria Vianney, do Alto Branco. “As aulas são bem interessantes e os professores estão sempre demonstrando que dominam totalmente o assunto, fazendo com que as aulas se tornem cativantes, prendendo de forma positiva a atenção dos alunos. Há também um entrosamento entre a turma, o que aumenta o nível de aprendizagem já que todos se ajudam”.

A troca de experiências é outra característica da ESCOM. A prática contribui para o crescimento individual e coletivo. “O relacionamento com pessoas de outras paróquias nos ajuda na troca de experiências e também na vida da comunidade. Apesar de ainda estar no início da pascom, a ESCOM me auxilia no desenvolvimento de atividades em outras pastorais”, afirma Angellyka Kelly, da Área Pastoral de N. Sra Perpétuo Socorro, na Catingueira.

Aula prática de fotografia

A Escola de Comunicação é uma ferramenta importante de formação na Diocese. “A ESCOM oferece uma estrutura de professores experientes em cada uma das áreas de atuação: fotografia, edição de vídeo, design gráfico, texto, redes sociais, comunicação cognitiva e rádio. A vantagem de se fazer ESCOM é que o aluno tem uma melhor experiência junto a esses profissionais. As aulas didáticas tem como objetivo preparar o agente pastoral para a realidade pratica da comunicação na Igreja”, afirma João Saraiva, coordenador da ESCOM.

Para o ano que vem a Pascom Diocesana estuda uma reformulação na ESCOM, que poderá oferecer módulos independentes, buscando atingir o maior número de agentes. “Somos procurados com frequência por pessoas que desejam fazer apenas um módulo específico, então queremos abrir a oportunidade para todos”, adianta Luciana Ferreira, vice coordenadora da ESCOM.

Pascom Diocesana
Fotos: alunos da ESCOM

01 Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

  • É muito boa esta iniciativa de forma agentes da comunicação, e com certaza a tendência é uma busca bem moior pois todos nós agentes de pastorais principalmente os das pastorais litúrgicas das paróquias e das comunidades, necessitamos de um curso básico pra comunicar a palavra de Deus, parabéns pela bela iniciativa.

Facebook

Share This

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.



You have Successfully Subscribed!