‘Enchei-vos’: 4 dias de encontro com Deus

Atualizado em 25/06/19 às 11:344 minutos de leitura354 views
A cada dia mais se aproximando, o Carnaval bate à porta dos brasileiros e, num contexto mais local, dos filhos de uma terra chamada Paraíba, oferecendo-lhes muitos destinos para aproveitar um dos feriados mais conhecidos e prolongados do país. Dentre tantas opções para se viver um Carnaval marcante e inesquecível, uma em especial chama a atenção, com uma proposta de alegria e de mudança de vida: “Vinde a mim vós todos que estais cansados”. Esta frase, localizada no Capítulo 11 do Livro de São Mateus, é um convite do próprio Jesus Cristo, que acolhe de braços abertos os seus seguidores, e é também o tema do Enchei-vos 2017, o retiro de Carnaval da Comunidade Remidos no Senhor, que entre os dias 25 de fevereiro, a partir das 14 horas, até a terça-feira de Carnaval (28), irá promover um evento marcado pelo entusiasmo, pela virtude da fé e pela alegria de ser cristão. [caption id="attachment_4144" align="alignright" width="326"] Vavá - membro da Comunidade Remidos[/caption] A Paróquia Sagrada Família do bairro Rocha Cavalcante, Campina Grande, será o espaço onde haverá pregações, para as quais já confirmaram presenças como Lucimar Maziero e Aparecido Santana, ambos missionários do estado de São Paulo. Além disso, o retiro contará com momentos de louvor e animação, Missas, Adorações ao Santíssimo Sacramento, bem como o Enchei-vos Remidinhos - um ambiente para acolher crianças de 3 a 10 anos de idade com brincadeiras e vivências espirituais. Falando sobre a Comunidade, Francivaldo, que é mais conhecido como Vavá, explica que “‘Remidos’ vem de redenção, que significa resgate, libertação”. E continua: “somos remidos no Senhor, pois fomos salvos através de Jesus”, ressaltando também que o carisma da comunidade está voltado para o mistério pascal, tanto para a cruz do Crucificado como para a do Ressuscitado. [caption id="attachment_4143" align="alignleft" width="360"] Ronaldo José - Formador Geral[/caption] Ronaldo José de Sousa, 46, formador-geral e membro da Comunidade, acompanha o Enchei-vos em Campina Grande desde que a semente de um encontro que busca levar as pessoas a amar a Deus por aqueles que amaram - e também pelos que não demonstraram esse amor - foram plantadas há 10 anos. “A primeira edição do Enchei-vos foi em 2007, com uma participação de aproximadamente 100 pessoas. Significou mais um passo no serviço de formação que a comunidade oferece no seu centro de evangelização”, conta ele, ressaltando que, à medida que o número de participantes ia aumentando, o evento foi assumindo uma proporção cada vez maior. Ronaldo informa também que, visando atingir pessoas que têm dificuldades de vir ao Centro da cidade, houve o discernimento para levar o Enchei-vos ao bairro Rocha Cavalcante neste ano. “Esses encontros mostram para mim que a Igreja não está em decadência. Há ainda uma grande parcela de cristãos que levam a fé a sério, que querem Deus e O buscam de maneira sincera”, conta Vavá, que durante os quatro dias de retiro diz ver pessoas felizes por estarem no Enchei-vos. Questionado a respeito dos seus anseios para a edição do evento em 2017, ele responde que espera que pelo menos duas coisas aconteçam: “que seja uma oportunidade de retorno e de encontro com o Senhor para as pessoas que estão distantes da Igreja Católica, e para aqueles que já estão na Igreja e se encontraram com o Senhor que possam ser renovados em suas experiências de fé”. Ele também tece comentários a respeito da multiplicidade de eventos de Carnaval que ocorrem na Rainha da Borborema, demonstrando a sua satisfação em ver diversas expressões eclesiais e carismas. “Todos eles são inspirações do Espírito que correspondem a realidades diversas”. E assim o Enchei-vos, que atende a um público misto de participantes, lança mais uma vez as suas sementes no ano de 2017, mostrando a cada um que Jesus os espera e deseja aliviar o peso que carregam dia a dia, em meio a uma rede de preocupações, medos, aflições e falhas humanas que os rumos do cotidiano costumam trazer. Por fim, Vavá, que também é escritor, faz um pedido: “doe o seu Carnaval para o Senhor, pois esta é uma entrega que vale a pena”.