Dom Manuel Pereira, 3º Bispo de Campina Grande, recebe homenagens no ano de seu centenário

Atualizado em 25/06/19 às 13:183 minutos de leitura372 views

O dia 12 de setembro deste ano marcará o centenário de Dom Manuel Pereira da Costa, falecido em 2006. Pe. José Acírio de Medeiros, ordenado por ele em 25 de março de 1981, vem realizando celebrações nas datas que marcaram a vida do 3º Bispo de Campina Grande. No próximo dia 23, segunda-feira, haverá Missa no Seminário São João Maria Vianney para lembrar a data de Ordenação Sacerdotal de Dom Manuel, ocorrida no ano de 1940. A Missa será às 16h presidida por Dom Genival Saraiva, natural de Campina Grande, ordenado sacerdote pelo homenageado em 1965. Monsenhor Lourildo Soares, ordenado por Dom Manuel em 1972, também estará na concelebração.

Para o Pe. José Acírio, só o fato de ser o centenário de Dom Manuel já é motivo suficiente para celebrar, mas ele lembra detalhes importantes. “Dom Manuel Pereira esteve à frente da diocese por quase 20 anos e aqui viveu uma fase muito importante da Igreja, que foi o Concílio Vaticano II. Além disso, de modo particular, foi o Bispo que me acolheu e ordenou Sacerdote, assim como ordenou outros padres e o Bispo Emérito de Palmares, Dom Genival”, frisou.

A primeira celebração alusiva ao centenário de Dom Manuel Pereira aconteceu em 12 de setembro do ano passado. Pe. Acírio presidiu Missa em Santo Antônio para marcar a data de nascimento do Bispo, natural de Pocinhos. Ainda em setembro de 2014, no dia 30, houve a Missa para marcar a posse de Dom Manuel como Bispo de Campina Grande, fato ocorrido em 1962.  No dia 6 de dezembro, dentro da Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição, aconteceu Missa na Catedral para marcar o dia em que os restos mortais do Bispo foram trazidos para Campina, no ano de 2009.

Além desta data de 23 de março, data da Ordenação Sacerdotal de dom Manuel, ainda serão lembradas outras datas importantes ao longo do ano, com locais e horários das celebrações a definir:

20 de maio de 1981: renúncia após 19 anos à frente da Diocese 31 de maio de 1954: nomeado Bispo auxiliar de João Pessoa 20 de junho de 1959: nomeado Bispo de Nazaré, PE 26 de julho de 2006: data de seu falecimento 15 de agosto de 1954: Sagração Episcopal 23 de agosto de 1962: nomeado Bispo de Campina Grande 19 de setembro de 1915: nascimento de Dom Manuel

Dom Manuel Pereira, natural de Pocinhos, nasceu no dia 12 de setembro de 1915. Foi ordenado sacerdote no dia 23 de março de 1940 na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma. Eleito Bispo em 31 de maio de 1954, recebeu a ordenação episcopal no dia 15 de agosto daquele ano na Basílica de Nossa Senhora das Neves, Arquidiocese de João Pessoa, onde tomou posse como Bispo Auxiliar. No dia 20 de junho de 1959 foi transferido para a Diocese de Nazaré da Mata, mas ficou pouco tempo. Três anos depois, seria transferido para a Diocese de Campina Grande, onde tomou posse no dia 30 de setembro de 1962. Nesta Diocese ficou até a sua renúncia, por motivos de saúde, em 20 de maio de 1981. Morreu em João Pessoa no dia 26 de julho de 2006. Seus restos mortais foram trazidos para Campina Grande no dia 6 de dezembro de 2009 e deixados na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, em frente à imagem de São Joaquim.