Dom Manoel Delson presidirá missa para celebrar seus 40 anos de Profissão Religiosa

Atualizado em 25/06/19 às 13:273 minutos de leitura362 views
Em 15 de janeiro de 1975, o jovem baiano Manoel Delson fazia sua primeira Profissão Religiosa na ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Para celebrar estes 40 anos de vida franciscana, o bispo de Campina Grande presidirá uma solene Concelebração Eucarística nesta quinta-feira, dia 15, no Seminário Diocesano São João Maria Vianney. A celebração será às 10h e contará com a presença do clero local além de padres e bispos vindos de outras dioceses, como a de Caicó, onde ele foi bispo por 6 anos. “Pra mim é um data muito especial. Eu sempre quis ser padre, desde criança. Aos 12 anos entrei para o Seminário Menor dos Capuchinhos, em Feira de Santana, e nunca pensei em ser outra coisa se não um frade”, relata dom Delson, lembrando seus primeiros passos na vida religiosa. O bispo ainda falou sobre as missões que foram surgindo ao longo dos anos, como formador, ministro provincial até Definidor Geral para a América Latina, junto à Cúria Geral dos Capuchinhos e, em seguida, a missão episcopal. Mas para dom Delson, o único sentido da sua missão é o de servir. “Tenho sentido, ao longo da minha vida, este amor de Deus que me chamou e me confiou uma missão: a de avisar que o reino de Deus está próximo. Quero fazer isso fazendo o bem às pessoas, ajudando suas vidas, perdoando os seus pecados, renovando sua esperança, incentivando para que elas perseverem no bem... essa é a minha missão”, disse emocionado. Dom Manoel Delson fez a sua Profissão Perpétua aos 17 de janeiro de 1978 e em 1980 foi ordenado sacerdote, no dia  5 de julho em Feira de Santana, BA.   ATIVIDADES DESENVOLVIDAS   - 1981 – Formador dos Aspirantes, Vigário paroquial e Vigário da Fraternidade em Feira de Santana. - 1984 – Formador do Pós-noviciado, Guardião e Vigário Provincial em Salvador, BA. - 1986 – Ministro Provincial, cargo que exerceu por dois mandatos consecutivos, até 1992. Foi membro do Conselho de Orientação do CEFEPAL, hoje Família Franciscana do Brasil e membro da diretoria da Conferência dos Capuchinhos do Brasil. Colaborou com a Paróquia de Valéria, periferia de Salvador, de 1989 a 1992. 1992 – em Feira de Santana, Diretor Superintendente da Rádio Sociedade de Feira de Santana e Princesa FM. E a partir de 1993, também vigário paroquial e responsável pela paróquia Nossa Senhora de Fátima, CASEB, Diretor do Centro de Assistência Social Santo Antônio – CASSOCA. 1995 – Em Roma obteve o Mestrado em Comunicação Social, Pontifícia Universidade Salesiana. 1998 – Ministro provincial, BA, e Assistente Regional da Ordem Franciscana Secular. 2001 – Reeleito Ministro Provincial, em Salvador, BA. 2001 – no mês de março, em Roma, assumiu o cargo de Definidor Geral para a América Latina, junto à Cúria Geral dos Capuchinhos. 2006 – Aos 05 de julho, foi nomeado pelo Papa Bento XVI, Bispo Diocesano de Caicó. Ordenação episcopal no dia 24 de setembro, em Feira de Santana, BA. Posse em Caicó no dia 08 de outubro de 2006. Como Bispo Diocesano de Caicó exerceu a presidência do Conselho diretor da ADESE (Agência de Desenvolvimento do Seridó) e membro do SEAPAC (Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos, no Rio Grande do Norte). 2012 – No dia 8 de agosto, o Papa Bento XVI o nomeou como bispo de Campina Grande. Tomou posse no dia 29 de setembro deste mesmo ano. Atualmente, é Vice-presidente do Regional Nordeste 2, membro da Comissão Nacional de Comunicação Social e Bispo referencial do Regional NE2 para Comunicação Social (PASCOM).